Semana do Bebê inicia atividades de apoio a mães e gestantes internas do IPF

7 de julho de 2011 - 19:06

 

Teve início hoje na Creche Irmã Marta, no Instituto Penal Feminino (IPF), a “Semana do Bebê: um olhar às mães presidiárias”, evento realizado através de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE) e Instituto da Infância (IFAN). A iniciativa busca prestar atendimento às mães presidiárias e seus bebês, bem como dar apoio às internas gestantes através de oficinas, palestras, mesas redondas e outras atividades. 

 

 

Dentre as autoridades, estavam presentes na solenidade a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, a Defensora Pública Geral do Estado, Francilene Bessa, a superintendente do Instituto da Infância, Luzia Laffite, o juiz da Vara de Execuções Penais, Luis Bessa, a Coordenadora Estadual de Políticas para Mulheres, Mônica Barroso, a supervisora do NUDEP, Aline Miranda e a presidente da Comissão da Infância e da Adolescência da Assembleia Legislativa do Estado, a deputada estadual, Bethrose.

 

A secretária da Sejus, Mariana Lobo, abriu oficialmente o evento, antecedendo a palavra das outras autoridades que estavam presentes a mesa. Logo depois, o coral do IPF realizou uma apresentação musical, sucedido por uma bênção ecumênica que encerrou a solenidade de abertura.

 

                 

 

O evento é voltado para nove mães presidiárias que fazem parte da Creche Irmã Marta e mais 15 internas grávidas. Atividades lúdicas, exposição de fotografias, orientações sobre a maternidade responsável, oficinas e apresentações culturais fazem parte da programação que começou hoje e estende-se até o dia 12 de julho.

 

Segundo a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, a meta da campanha é primeiramente dar uma assistência aos bebês que hoje se encontram na creche da penitenciária feminina e também preparar as mães gestantes que se encontram dentro da unidade. A superintendente o IFAN, Luzia Laffite, ressaltou que a Creche tem uma boa infraestrutura e exalta a importância da presença do local tanto para as mães como paras as crianças.

 

A campanha foi criada há 11 anos para incentivar políticas públicas em prol da primeira infância. Lançando pela primeira vez em todo país dentro de uma Unidade Prisional, o Estado do Ceará será pioneiro na promoção do evento