Secretaria da Justiça e Cidadania visita administração penitenciária do Rio de Janeiro

18 de julho de 2011 - 03:00

O secretário de Estado de Administração Penitenciária Cel. PM Cesar Rubens Monteiro de Carvalho recebeu, na manhã desta segunda-feira, 18 de julho, a visita da secretária de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo Monteiro de Albuquerque
 
O secretário de Estado de Administração Penitenciária Cel. PM Cesar Rubens Monteiro de Carvalho recebeu, na manhã desta segunda-feira, 18 de julho, a visita da secretária de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo Monteiro de Albuquerque, para conhecer o sistema prisional do Rio de Janeiro. Ela estava acompanhada pelo coordenador de Inteligência, Major Eduardo, e pelo assessor técnico, Mário Jorge.
 
Durante o encontro, o secretário Cesar Rubens explicou o monitoramento de presos do Estado. “Desde 2005, realizamos novas experiências. Houve uma evolução com o Centro de Instrução Especializada e com os novos aparelhos, como o scanner corporal e o banquinho detector de metais. Em Bangu, por exemplo, o Centro de Monitoramento comanda a distância a abertura de portas das celas. É um projeto que funciona com eficiência”, explicou o secretário.
 
E ainda acrescentou sobre a possibilidade da criação de mais unidades prisionais no Estado. “Hoje, temos um efetivo de 28 mil presos e uma projeção de construir mais 6 unidades prisionais.”
Para ele, essas mudanças garantem o bom funcionamento do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro. “Não temos problemas no Sistema. A série de ações positivas fez com que as unidades começassem pelo portão do lado de fora. Até a relação inspetor e interno ficou diferenciada”, ressaltou.
 
Segundo a secretária de Justiça e Cidadania Mariana Lobo, essa experiência é importante para ajudar no Sistema Penitenciário do Ceará. “Tive a autorização para criar penitenciárias de segurança máxima e eram desconhecidos esses sistemas de controles usados no Rio de Janeiro”, relatou.
Outro avanço apresentado foi a possibilidade de tirar a carteira de trabalho e certidão de nascimento dos detentos. “Antes, o preso ficava perdido ao voltar para o mundo livre. Hoje, garantimos que ele consiga dar o primeiro passo para a ressocialização”, afirmou o secretário Cesar Rubens.
 
O secretário Cesar Rubens ainda falou sobre o Seminário de Administração Penitenciária, Homofobia e Cidadania LGBT, que aconteceu no auditório da Escola de Gestão Penitenciária (EGP). A Seap deu o primeiro passo e a resolução nº 395, publicada no dia 28 de março, no Diário Oficial da União (DO), regulamentou o direito a visita íntima homoafetivas dentro das unidades prisionais do Rio de Janeiro. O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça, estabeleceu a prática para todo o país, em resolução publicada no dia 4 de julho.
Para ele, é preciso quebrar paradigmas e orientar os detentos. “É um assunto novo, que muitos distorcem, mas é um fato. Por isso, dei o passo para a liberação das visitas íntimas”, afirmou. A secretária e sua comitiva visitaram também as dependências da Superintendência Geral de Inteligência da Seap, onde foram recebidos pelo superintendente Geral Luiz Otávio Odawara, que apresentou as ações realizadas pelo setor.
 
Odawara explicou a importância desse núcleo para a Secretaria. “A Inteligência ocupa espaços e várias coisas prejudiciais deixaram de acontecer no Sistema por causa das nossas interceptações. O apoio do secretário garante esses resultados.”, afirmou.
 
Para Mariana Lobo, essa união faz a diferença para o sucesso do Sistema do Rio de Janeiro. “A parceira que existe entre o Ministério Público e a Secretaria, por exemplo, é um diferencial. Com certeza, vamos buscar isso para o nosso Estado”, concluiu. 
 
 
FONTE: Ascom/Seap (RJ)