Três unidades da Sejus tem programação dedicada às crianças neste domingo

28 de julho de 2011 - 03:00

Final do mês de julho, fim de férias. Motivos para dedicar às crianças que visitam parentes nas unidades penitenciárias da Secretaria da Justiça e Cidadania uma programação diferenciada. É o que acontecerá na Casa de Privação Provisória de Liberdade Clodoaldo Pinto – CPPL II, em Itaitinga, na Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Adalberto de Oliveira Barros – CPPL de Caucaia e no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz, na manhã do próximo domingo, dia 31 de julho.

As ações, em Itaitinga, irão contar com palhaços, brinquedos infláveis, distribuição de brindes, lanches e almoço. “Nesse dia, cerca de 700 adultos e 150 crianças, que visitarão os 1.123 internos e serão atendidos com as equipes de psicólogos, assistentes sociais, médicos e odontólogos que estarão no consultório móvel do Núcleo de Saúde da Sejus para atendimentos, consultas, medições de pressão e glicemia, aplicação de vacinas e palestras”, explicou o diretor adjunto da CPPL II, Dennis Rodrigues Barbosa.

Já na CPPL de Caucaia, aproximadamente 150 crianças e 600 visitantes serão recepcionados pelo grupo missionário Projeto Nota 10, que oferta brincadeiras para os filhos dos internos e faz a evangelização para os adultos. Os 1.080 internos, segundo o diretor adjunto Herlano Falcão, participam, como nas demais unidades, de toda a movimentação da manhã festiva, inclusive do almoço, motivando a humanização nos presídios com as questões da socialização e convivência familiar.  À frente desse trabalho o egresso Antônio José Mota, além de outros colaboradores do grupo: Claudemir Gonçalves, Liviston Carly e Paulo Roberto.

Desde o início do primeiro semestre, as grandes unidades da Sejus na Região Metropolitana têm contado com uma programação direcionada às famílias dos internos (com brinquedos para as crianças e atendimentos de cidadania), além da presença dos missionários no último domingo. Como informa a diretora adjunta do Instituto Penal Feminino, Mônica Damasceno, o projeto Criança Livre, por exemplo, já realizou duas edições com brinquedos, atividade recreativas e monitores, e tem repercutido de maneira positiva para internos e para seus familiares.