Conselho Penitenciário faz doação de livros e brinquedos para a Sejus

10 de agosto de 2011 - 03:00

O Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, fará amanhã, quinta-feira, às 9 horas a entrega de material de higiene, brinquedos e livros a duas unidades penitenciárias. Os produtos são resultado de uma campanha junto aos alunos da Faculdade Christus, do curso de Direito, para arrecadação de material e permite também, que os estudantes tenham uma participação nas atividades que são executadas por outras instituições públicas e privadas, com o fim da assistência jurídica, educacional e de inclusão direcionadas para os internos e internas do sistema prisional.
 
Segundo o presidente do Copen, Augusto César Coutinho, “desta vez entregaremos o material de higiene e brinquedos para os bebês da Creche Irmã Marta, do Instituto Penal Feminino (IPF) e os 400 livros serão destinados para a biblioteca da Casa de Privação de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II). Desde o início de 2011 estamos com a campanha que permanecerá envolvendo estudantes universitários. O resultado é sempre positivo, pois fizemos uma entrega, recentemente, de 300 livros para a biblioteca do IPF”.

E conclui: “entendemos a importância da campanha, pois além de contarmos com a participação da sociedade organizada no acompanhamento das tarefas no Sistema, fortalece o trabalho educacional, já bastante desenvolvido dentro das Unidades Penitenciárias”. 
 
Os cinco conselheiros da sociedade civil organizada, inseridos a pastoral carcerária, a OAB-CE e o Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário e os oito representantes das instituições públicas, onde estão presentes a Sejus, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, a Defensoria Pública do Ceará e o Conselho de Medicina dentre outros, em acordo com os estudantes e professores decidiram distribuir as doações para duas grandes Unidades da Região Metropolitana de Fortaleza, localizadas nos municípios de Aquiraz e Itaitinga.