Sejus disponibiliza serviços durante a Caravana dos Direitos Humanos

17 de agosto de 2011 - 03:00

 

Durante os dias 18 e 19 de agosto, acontece em Fortaleza a primeira edição da Caravana Direitos Humanos pelo Brasil. A abertura dos trabalhos acontece nesta quinta-feira (18), às 10 horas, no auditório do Palácio da Abolição, com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, do governador do Ceará Cid Gomes, da Secretária da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), Mariana Lobo, além de outras autoridades. O evento tem como objetivo principal aproximar o cidadão das ações e programas em curso no Governo Federal na área de direitos humanos. Serão realizados seminários, palestras, oficinas e audiências públicas relacionadas ao tema. No segundo dia de caravana, a Sejus disponibilizará alguns serviços na área da Cidadania.

 

O Caminhão do Cidadão fará a expedição de documentação civil básica (carteira de identidade e CPF), enquanto o Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV) mobilizará gestores municipais que trabalham com a temática do combate à violência, repassando orientações técnicas sobre o assunto. No mesmo dia, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) realizará uma capacitação com agentes mutiplicadores sobre como enfrentar e prevenir o tráfico de pessoas, além de expor quais são os órgãos atuantes nessa área. Essas ações irão acontecer no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), das 8 às 17 horas, no dia 19 de agosto.

 

A caravana consiste no deslocamento de setores da SDH/PR para desenvolver atividades em determinadas regiões do País. No decorrer do projeto, representantes de todas as áreas temáticas tratadas pela SDH/PR, percorrerão o Brasil para identificar as principais violações de direitos e atuar para combatê-las. As atividades têm como público alvo a comunidade local, entidades ligadas ao tema, ONGs, profissionais da área e gestores públicos.

 

Caravana – Nesta primeira etapa do projeto, estão previstas atividades em pelo menos uma capital das cinco regiões do País. O objetivo da iniciativa, que deve percorrer todos os estados brasileiros, é criar um canal de interação direta com a sociedade, articulando ações conjuntas com os poderes legislativo e judiciário, além de estabelecer parcerias para a promoção e defesa dos direitos humanos com movimentos sociais e os governos estaduais e municipais.

 

A expectativa em torno do projeto, de acordo com o Secretário Executivo da SDH, Ramaís Silveira, é de que haja uma ampla mobilização em todos os estados brasileiros entre a comunidade, autoridades, entidades de direitos humanos e movimentos sociais em torno das temáticas que serão abordadas pelas caravanas.

 
“Com as caravanas, esperamos mobilizar a opinião pública local, em cada estado da federação, para mostrarmos que as questões de direitos humanos vão muito além daqueles conceitos clássicos que já estão reconhecidos pela sociedade. Vamos tratar de temas relacionados aos direitos das pessoas idosas, mulheres, pessoas com deficiência, proteção de crianças e adolescentes, segurança pública, direito à saúde, educação e até mesmo ao registro civil de nascimento”, explicou o secretário.


Confira aqui a programação completa do evento.