Dois presídios do Ceará recebem apresentações da 9ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

19 de agosto de 2011 - 03:00

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental acontece pela primeira vez em duas unidades penais do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). O Monólogo “Judas” (50 min) será encenado para as internas nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, às 9 horas, no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (BR 116, Km 27 – Itaitinga). A apresentação ocorre na quadra esportiva da unidade e cerca de 300 internas assistem ao espetáculo.

Já na quinta, no dia 25 de agosto, às 15 horas, os internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (BR 116, Km 17 – Itaitinga) assistem ao espetáculo que leva exemplos positivos e mensagens de paz, amor, respeito e ajuda ao próximo.
Este ano, o evento presta uma homenagem à figura do pacifista indiano Sathya Sai Baba, morto em abril deste ano e cuja trajetória de vida foi marcada pelo ensinamento de princípios de paz, não-violência, amor divino e retidão.

O Monólogo de “Judas” – No enredo da peça, um réu atemporal, sem pátria e sem época, molda em seus movimentos a face de Judas Iscariotes – o personagem histórico que viveu há dois mil anos. Usando apenas um tecido, o ator Joel Machado dá forma a figuras plásticas que, unidas a falas e gestos, criam a atmosfera de um tribunal – onde o público é o júri de um fato que se repete através dos séculos e inquieta a humanidade: a culpa do homem. Elaborado a partir dos fundamentos da Antropologia Teatral, desenvolvida por Eugênio Barba (que estuda o comportamento humano quando o ator sua presença física e mental em uma situação organizada de representação, e de acordo com os princípios que são diferentes dos usados na vida cotidiana), o espetáculo está carregado de reflexão.

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é uma promoção da ONG Associação Estação da Luz e já faz parte do calendário artístico e cultural do Ceará, e tem fins solidários. As peças procuram levar a plateia presente à reflexão e a ações em prol do próximo. Em todas as suas edições o evento já teve mais de 180 mil espectadores.

Judas (Ficha Técnica)

Grupo: Cooperativa de Atores de Alegrete.

Texto: Clóvis Pinto da Silveira

Atuação: Joel Cambraia Machado