Sejus promove encontro sobre drogadicção e aprisionamento

29 de agosto de 2011 - 19:07

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) realiza amanhã, 30 de agosto de 2011, um encontro com o tema Refletindo sobre Drogadicção e Aprisionamento – Construindo uma Ação Coletiva para 50 profissionais da área de saúde, com trabalho em 10 unidades penitenciárias, localizadas na região metropolitana de Fortaleza. A abertura acontece às 08 horas, com a palestra do coordenador do Núcleo de Saúde, Francisco Pereira Alencar, departamento da Secretaria que está com a responsabilidade para o desenvolvimento do Programa. Em seguida, a psiquiatra e diretora do Instituto Psiquiátrico Stênio Gomes, Fátima Barroso fala sobre Drogadicção e Aprisionamento.

 

O evento destinado a médicos, odontólogos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais dentre outros profissionais tem como um dos objetivos sensibilizar os participantes sobre a necessidade de se instituir ações sistemáticas em relação à promoção da saúde e especialmente no tocante à drogadicção.

 

Explica o psicólogo Elton Gurgel que o encontro é o início de uma série de ações continuadas, que implementaremos a partir de uma construção coletiva com os profissionais das unidades penitenciárias. A capacitação, também, será direcionada para servidores de outras áreas. Dentro de uma concepção sistêmica já foi realizada atividade, semelhante, voltada para aqueles que trabalham com pessoas que cumprem a pena em regime semi-aberto e aberto, assim como os egressos. Este curso ocorreu nos dias 18 e 19 de agosto deste ano.

 



Drogadicção

 

O desdobramento tem, portanto, a finalidade de construir um programa maior de dar assistência às pessoas que enfrentam a problemática da drogadicçã e, que estão sob a custódia do Sistema Penitenciário. E esclarece sobre o significado de drogadicção      “que é o uso nocivo ou dependente de drogas. Este trabalho da Sejus pretende chegar até junto aos familiares dos internos e egressos, com encaminhamentos às instituições de apoio e ajuda mútua”.

 

As equipes técnicas estarão reunidas na Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (EGPR), com sede na Sejus, para as palestras e as atividades em grupo frente às indagações 1) o que fazemos hoje em relação à drogadicção?,  2) o que desejamos fazer? E o que necessitamos para fazer?. Após a discussão, será elaborado um documento, discorrendo sobre as conclusões dos trabalhos.

 
Cinco profissionais de cada uma das Unidades – Instituto Penal Paulo Sarasate; Instituto Penal Feminino; Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I e II; Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) I, II e III em Itaitinga, CPPL em Caucaia; Hospital e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo e Instituto Psiquiátrico Stênio Gomes – estarão analisando as futuras ações com os facilitadores Andreya Arruda, Diana Pereira, Elton Gurgel, Fátima Barroso e Socorro Serpa.