Sejus capacita sobre atendimento à pessoa com deficiência dentro do sistema penitenciário

29 de setembro de 2011 - 03:00

A secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), Mariana Lobo, presidiu hoje, 29 de setembro de 2011, às 9h, a solenidade de abertura do Curso O Atendimento à Pessoa com Deficiência no Sistema Penitenciário. O encontro acontecerno auditório da Sejus com a participação de 70 servidores que atuam, diretamente, com os internos, nas unidades penitenciárias. A coordenação está sob a responsabilidade da Escola de Gestão Penitenciária para a Ressocialização – EGPR em parceria com o Instituto Idéias do Brasil. O Grupo Teatral Pau de Arara, com alunos da Associação Pestalozzi de Fortaleza fará a apresentação logo da chegada dos inscritos, às 8 horas. 
 



Quatro temas serão analisados durante os dias 29 e 30: Vencendo Barreiras, Dentro das Adversidades; Conceito de Deficiências; Legislação, Direitos Constitucionais e Normas e A Acessibilidade nas Relações Humanas. Na manhã do segundo dia os grupos estarão reunidos e finalizarão documento oficial com encaminhamentos para a Sejus. Atualmente, são 17 internos com alguma deficiência. Entretanto, a Sejus sedia o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (CEDEF), como fórum constante de assuntos ligados ao segmento, daí a importância e o momento oportuno para as discussões.   


Segundo o diretor do Instituto Idéias do Brasil, Aldir Costa, “o curso, tem como objetivo formar profissionais comprometidos com o sistema penitenciário de forma a conhecer melhor os conceitos das pessoas com deficiências, tomando posições para a prática cotidiana, oportunizando um maior aprofundamento no atendimento à pessoa com deficiência que se encontra nas unidades prisionais”. 




P R O G R A M A Ç Ã O 
O ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO 
DIAS: 29 e 30 de SETEMBRO-2011 
LOCAL: AUDITÓRIO DA SEJUS 

DIA 29-09
08h – GRUPO TEATRAL PAU DE ARARA, ALUNOS DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE FORTALEZA 
08h:30min – ABERTURA OFICIAL COM A PALAVRA DA SECRETÁRIA DA SEJUS, MARIANA LOBO 
09h às 11h30min TEMA: VENCENDO BARREIRAS, DENTRO DAS ADVERSIDADES. Dr. Márcio Vaz (IDÉIAS DO BRASIL)                                   


13h às 15h TEMA: CONCEITO DE DEFICIÊNCIAS. Profº. Aldir Costa (IDEIAS DO  BRASIL) 
15h às 16h40min TEMA: LEGISLAÇÃO, DIREITOS CONSTITUCIONAIS E NORMAS. Defensora Pública Aline Miranda (DEFENSORIA PÚBLICA)


DIA: 30-09 
08h às 11h30min: TEMA: TRABALHOS EM GRUPOS e DIVULGAÇÃO DOS DADOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS UNIDADES PENITENCIÁRIAS DO CEARÁ. Profº. Aldir Costa (IDÉIAS DO BRASIL) 
13h às 15h45min:TEMA: A ACESSIBILIDADE NAS RELAÇÕES HUMANAS. Profº. Celso Farias Ferreira (IDÉIAS DO BRASIL) 
16h às 16h30min: APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICAL COM GUILHERME DANTAS 
16h40min: ENCERRAMENTO