Sejus participa da 57ª Expoece com artesanato de internos do Sistema Prisional

4 de outubro de 2011 - 19:47

As mais variadas formas de bordados e de trabalhos com linha fazem parte do que está à venda no estande da Secretaria da Justiça e Cidadania, na 57ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará, que acontece durante esta semana ( 01 a 09 de outubro ), em Fortaleza, no Parque de Exposições, localizado junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário. O material oriundo dos cursos profissionalizantes consta de 91 peças, que são desenvolvidas com orientações de profissionais em cada área e recebem a supervisão de qualidade do Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso.

 

“Estes produtos fazem parte do Projeto de Artesanato do Programa de Ressocialização da Sejus, onde os internos têm a oportunidade de desenvolver uma atividade laboral, que os permite sair da ociosidade e ainda ter um retorno financeiro, no qual eles e as próprias famílias são beneficiados”, explica a psicóloga Ana Karen Gondim, responsável pela produção e feiras de artesanato. Ressalta que a cada três dias trabalhados o detento, em regime fechado ou semi-aberto, tem a remição de um, em sua pena, de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP).

 

Uma grande oportunidade de negócios é a definição para a EXPOECE 2011, promovida pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Associação dos Criadores do Ceará (ACC). Um dos espaços que está em destaque é o da Sejus com um colorido artesanato em colchas de cama; jogos americanos, de toalha, de banheiro; caminhos de mesa; panos de prato; luvas para cozinha; suportes para panelas; capas para almofada; lixeirinha para carro, dentre outros, todos desenvolvidos pelas internas do Instituto Penal Feminino Desembargador Auri Moura Costa (IPF), em Aquiraz e pelos detentos da Casa de Privação Provisória de Liberdade II (CPPL II), em Itaitinga. Segundo o presidente da ACC, Paulo Hélder Braga, haverá a presença de um público estimado em quase 270 mil pessoas, que visitarão os diversos ambientes de exposição e acompanharão as atrações deste ano para o evento.

 

 

Expoece 2011

Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso – Sejus – fone: 3101.2856

Data: 1° a 9 de outubro

Local: Parque de Exposição Governador César Cals

Av. Sargento Hermínio 2677

Horário: 08h ás 22h