Dia da Saúde Mental é lembrado no IPGSG

10 de outubro de 2011 - 03:00

Com a passagem do Dia Mundial da Saúde Mental, neste dia 10 de outubro, a diretora do Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes, a psiquiatra Fátima Barroso, fará alusão a data  em evento, a partir das 9h, que reúne pacientes e colaboradores. Na ocasião, o coral do IPGSG, composto de pacientes, apresentará uma peça musical, especialmente preparada para data e o grupo musical de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS do Eusébio também se apresenta. Os pacientes ainda terão a premiação da melhor frase e do melhor cartaz sobre o tema Saúde Mental e Doença Mental.
 

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado no 10 de outubro como parte da Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, que busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. No caso dos pacientes atendidos no IPGSG, eles estão ali em tratamento, sob ordem judicial.
 

IPGSG – Localizado na Br 116, Km 17, no município de Itaitinga, ao lado do Hospital Geral e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo, o Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes foi inaugurado a 12 de setembro de 1968, na gestão do então Presidente da República, Marechal Arthur da Costa e Silva, e do Governador do Estado Dr. Plácido Aderaldo Castelo, sendo Secretário do Interior e Justiça o Dr. José Napoleão de Araújo.