Servidores da Sejus são destaque nos IX Jogos da Integração

17 de outubro de 2011 - 03:00

Com a proximidade do dia estadual do servidor público, comemorado no dia 28 de outubro, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará tem incentivado seus colaboradores a participar de atividades esportivas e culturais, como forma de integrar seus servidores. Os IX Jogos da Integração do Servidor Público Estadual, organizado pela Secretaria do Esporte do Estado e a V Mostra de Talentos dos Servidores Públicos, organizada pela Secretaria da Cultura do Ceará, são exemplos de competições que buscam desenvolver em seus participantes o intercâmbio sócio-esportivo entre as pastas do Estado.
 
 
No âmbito esportivo, a Sejus teve sua representação nas modalidades de futebol society masculino e futsal, feminino e masculino, na edição de 2011 dos Jogos do Servidor do Estado. No society, três equipes disputavam o campeonato masculino: Sejus – Sede, Sejus – CPPL II e Sejus – Agentes. Destaque para o grupo formado pelos agentes penitenciários do sistema prisional que, dos quatro jogos disputados, venceu três, chegando até as quartas de final. No futebol de salão, dois times masculinos e um feminino representaram a Sejus. A equipe feminina conseguiu o primeiro lugar no grupo D da primeira fase, chegando a grande final da competição de forma invicta. O último jogo será disputado contra a equipe da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) no próximo domingo, dia 23 de outubro, no ginásio poliesportivo da Universidade de Fortaleza.
 
   

O destaque na equipe feminina do futebol de salão da Sejus é a presença de três egressas do sistema penal. Aissatu, Ronise e Doris Perera, que  cumpriram sentença no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e hoje prestam serviço na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania. As companheiras de time garantem que as três são bastante esforçadas e contribuiram diretamente para que a equipe chegasse até a fase final. Elas também acreditam no esporte como instrumento importante no processo de reintegração social das pessoas encarceradas, uma vez que uma nova chance ao convívio social é dada aos egressos.

 
 
VENCEDORES – Nas modalidades individuais, a Secretaria da Justiça e Cidadania foi representada nas competições de atletismo feminino e tênis de mesa feminino e masculino. A funcionária da Assessoria de Comunicação, Giúllian Rodrigues, ganhou medalha de ouro nos 100m rasos e no salto em distância e medalha de prata nos 400m, sendo todas as provas disputadas no dia 13 de outubro. A mesma competidora disputou e venceu o tênis de mesa feminino no sábado, dia 15 de outubro.
 
 
A Sejus também vai disputar as provas femininas e masculinas da natação, que ainda estão com data a ser definida pela Secretaria do Esporte. Além dessas competições, cerca de 20 servidores da Sejus participam da I Corrida do Servidor, promovida também pela Secretaria do Esporte do Estado, no dia 22 de outubro.
 
 
Competições pararelas ao jogos promovidos anualmente pelo Governo do Estado também são disputadas com bom desempenho pelos servidores da Sejus. No domingo, dia 16 de outubro, Thiago Pinto venceu a edição de 2011 do X Confront Submission Grappling, na categoria até 75 kg. O campeonato – que tem a modalidade submission conhecida por ser uma espécie de jiu jitsu disputado sem quimono – foi realizado no anfiteatro da beira mar, pela Federação Cearense de Jiu Jitsu. Thiago, que trabalha na área de Tecnologia da Informação, derrotou três oponentes, dois por finalização (quando o adversário é imobilizado) e um por maior número de pontos, sagrando-se campeão invicto da categoria e ajudando seu time (Game Fight) a conseguir o melhor resultado por grupo.
 


Qualidade de vida no trabalho – A Secretaria da Justiça e Cidadania acredita que esse tipo de atividade desenvolve no servidor uma melhor sociabilidade, tendo em vista que o contato com diferentes tipos de pessoas ajuda a trabalhar sua personalidade. Isso, consequentemente, faz com que o funcionário melhore sua comunicação com os colegas de trabalho, o que afeta direta e positivamente no andamento das atividades profissionais do colaborador. 

Pensando nisso a Sejus lançou, em 2011, o Programa Qualidade de Vida no Trabalho (PQV), dedicado aos servidores, que objetiva minimizar o estresse que envolve as atividades dentro do sistema penitenciário, visualizando um ambiente com propostas saudáveis para o desenvolvimento das tarefas. Inicialmente, para despertar um ritmo mais suave de realização das rotinas e de aflorar aptidões, são ministrados cursos de yoga, teatro, dança de salão e coral, atividades que proporcionam a busca pela felicidade dentro e fora do trabalho.