Formatura de 45 presos acontece nesta quinta (20) no IPPOO II

19 de outubro de 2011 - 16:28

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) certifica as duas primeiras turmas de internos que passaram pelos cursos profissionalizantes de realizados em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), em cerimônia nesta quinta-feira (20 de outubro), às 9h30min, no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), localizado na BR 116 Km 17, em Itaitinga. As duas primeiras turmas reúnem 45 internos, com a certificação em eletricista predial e bombeiro hidráulico. Na ocasião, a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, e a presidente do Centec, Geórgia Aguiar, anunciam a abertura de dois novos cursos: artífice da construção civil e enrolador de motor para 50 internos. Todos os cursos têm carga horária de 80 horas aulas e possuem certificação.  

A demanda de cursos foi diagnosticada pela Sejus, por meio do Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso (Napae), em vistas de atender ao mercado e a possibilidade de autonomia para a reintegração social dos presos. São ofertados cursos nas áreas de serviços de artífice da construção civil, bombeiro hidráulico, carpinteiro, eletricista predial e enrolador de motor para 320 internos, beneficiando cerca de 50% da unidade carcerária, hoje com 644 internos.

Para a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, a ação, que busca a reintegração social do preso, faz parte de um projeto ainda maior da Sejus que pretende alterar as estatísticas do Departamento Penitenciário Nacional, que apontam que 81% dos encarcerados não têm nenhum tipo de formação profissional.  “Nosso objetivo é a reestruturação do Napae que se transformará em Coordenadoria de Ressocialização e poderá realizar parcerias para a formação e trabalho do preso. Elas permitirão expandir a capacitação profissional e a educação formal dentro das unidades penais com o objetivo de ocupar a rotina do encarcerado e preparar o retorno ao convívio social com uma ocupação que gere trabalho e renda familiar”, confirma.