Sejus realiza 2ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

20 de outubro de 2011 - 20:41

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) realizou nesta quinta-feira (dia 20 de outubro), a 2ª Reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento de Tráfico de Pessoas, que congrega entidades governamentais e não governamentais com a responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento do Programa Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Envolvidos nas atividades estão representantes de órgãos dos governos federal, estadual e municipal ligados aos segmentos de segurança e justiça.

 
Na pauta da reunião houve apreciação sobre  a nomeação dos titulares e suplentes das três subcomissões criadas e aprovadas na primeira reunião; a discussão do Regimento do Comitê; a proposta de convite das novas entidades como universidades e mais integrantes da sociedade civil e por fim a apresentação de dados  sobre o tráfico de pessoas do Ceará pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Associação Brasileira de Informação (ABIN) e Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-CE), vinculado à Sejus.
 

Na lista de assuntos do Comitê foram abordados: mulheres brasileiras e estrangeiras vítimas de tráfico, envolvidas com transporte de drogas, prostituição e exploração sexual; as situações de vítimas e infratoras; os assédios por parte de empresas que manipulam oferta de emprego para homens e mulheres. Solicitado também, na ocasião, um maior rigor nos critérios para a concessão e fiscalização na forma de deliberar o funcionamento de barracas, pousadas, hotéis e motéis. Para Carmem Lúcia de Souza, assessora especial da Sejus na área da Cidadania, “com este fórum de debates, nós estamos presenciando um momento de construção. As informações aqui apresentadas são de ex trema importância para o nosso conhecimento e para a constituição das políticas públicas”, informa.