IPF implementa horta sob supervisão das internas

11 de novembro de 2011 - 14:51

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Instituto Degrau, realizam no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) um curso de qualificação na área de hortifruti para 20 internas. As atividades tiveram início no dia 10 de novembro e se estendem até o próximo dia 25, das 9h às 15h. A atividade tem como objetivo ensinar noções de cultivo de hortaliças, frutas, verduras e legumes.

O curso faz parte do projeto Criando Oportunidades, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, que viabiliza a realização de ações de qualificação social e profissional e de estratégias que possibilitem a inclusão social e produtiva. A Sejus apóia o projeto desenvolvido no IPF. “Toda e qualquer ação de ressocialização dentro do sistema penitenciário é bem vinda. E o que estiver ao nosso alcance para incentivar o desenvolvimento de habilidades e conhecimento das internas será salutar para o retorno ao convívio social”, comenta a diretora da unidade, Analupe Araújo.

Segundo a presidente do Instituto Degrau, Maria Castro, a proposta do curso vai de encontro a missão do Instituto. “Queremos ensinar a relação de plantar e colher. Quando se respeita a natureza, ela dá o que você precisa. Mostraremos às internas que é possível tirar o próprio sustento a partir da terra, sem precisar cometer nenhum crime para viver”, comenta.

O curso busca qualificar as presas para o período pós-reclusão, onde as oportunidades para entrar no mercado de trabalho são reduzidas pela condição de ex-detento. Trabalhos autônomos como o cultivo de hortifruti ajudam a gerar renda e colaboram também para que se desenvolva um lado empreendedor nas internas. Além disso, o exercício dessas atividades dentro da prisão diminui a ociosidade no presídio e auxilia no trabalho coletivo, na atenção aos meios naturais e a sustentabilidade.

Qualificação profissional – A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado tem realizado uma série de ações para a capacitação profissional dos internos do sistema penitenciário. Cursos de artesanato, tenerife e crouche já são ofertados em várias unidades prisionais. Com a reestruturação do Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso para a Coordenadoria de Ressocialização, novos cursos profissionalizantes vem sendo implementados no sistema penal cearense.

No dia 20 de outubro, duas turmas de internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) receberam certificação pela conclusão dos cursos de eletricista predial e bombeiro hidráulico, realizados em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Na solenidade, a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, e a presidente do Centec, Geórgia Aguiar, anunciaram a abertura de dois novos cursos: artífice da construção civil e enrolador de motor para 50 internos.