Instituto Penal Feminino realiza Semana Cultural

21 de novembro de 2011 - 17:35

A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Nessa perspectiva a Escola do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) realiza até a próxima sexta-feira (25/11), a Semana Cultural, cujo tema neste ano é “Sem Saúde não há Vida”, com a exposição de informações sobre as doenças mais preocupantes para a saúde da mulher.

 

A iniciativa partiu do setor de educação do IPF e a escolha do tema se deu entre os meses de outubro e novembro, quando as apenadas definiram a saúde entre vários possíveis na área de bem estar, responsabilidade social e principalmente na conscientização das apenadas. As apresentações são resultantes dos estudos e vivências em sala de aula.

 

Segundo a diretora da unidade Analupe Araújo, a semana trabalha principalmente o auto-respeito e auto-estima da apenada. “Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a orientação médica, para garantir uma vida saudável e sem surpresas”, afirma.

 

Durante os três primeiros dias todas as detentas e visitantes puderam acompanhar a exposição que falou sobre os temas: Câncer de Mama, Câncer do Colo do Útero, Plantas Medicinais, DSTs/AIDS, Tuberculose, Drogas/Tabagismo.

 

Para a detenta Cristiana Bezerra Alencar, de 28 anos, uma das expositoras do tema DSTs/AIDS, a Semana Cultural deu a oportunidade para as detentas aprendessem dentro da Unidade muitas informações que não tomaria conhecimento fora. “Estamos amadurecendo aqui dentro. Com a Semana Cultural aprendi que a prevenção é sempre o melhor remédio e que pra se viver com auto-estima, temos respeitar nosso corpo e nossa saúde”, afirmou.

 

No encerramento da Semana Cultural as internas do IPF farão apresentação artística.