Projeto Casa Adulão traz benefícios para a CPPL de Caucaia

22 de novembro de 2011 - 14:21

A Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto Barros Leal (CPPL), em Caucaia, comemora os resultados positivos que o Projeto Casa de Adulão trouxe para a unidade. Em desenvolvimento desde julho de 2011, o projeto tem como objetivo principal pacificar o ambiente interno do presídio através da evangelização, bem como atividades sociais e de saúde, promovendo a ressocialização e bem estar dentro da CPPL de Caucaia.

 

O projeto foi iniciado na rua G do pavilhão 03 e, em quatro meses, já contempla toda toda a unidade. Quatro vezes por semana acontecem momentos religiosos, como sermões bíblicos, louvores, momentos reflexivos, palestras e aconselhamentos, além da intensificação no atendimento jurídico, serviço social e de saúde.

 

No último domingo de cada mês, ocorre um trabalho junto aos visitantes, quando são disponibilizados brinquedos para as crianças e é feita a distribuição de pipoca e algodão doce para os filhos dos internos. Nesse momento também são realizadas atividades de reflexão e louvores junto às visitas amenizando, assim, o ambiente carcerário.

 

Como atividade complementar o Projeto Casa de Adulão promoveu no último dia 17 de novembro, uma palestra sobre relacionamento com a participação de 80 internos e 31 visitas. De acordo com o diretor adjunto da unidade, Herlano Walker, “os servidores, de uma forma geral, percebem que após a implantação do projeto houve uma diminuição quanto a insatisfação e a violência dos presos, assim como se percebe também uma melhor colaboração dos internos nas atividades diária da unidade”.

 

O projeto também incentiva e apóia a participação dos internos na manutenção da estrutura física da CPPL de Caucaia. Segundo o diretor adjunto, 12 das 24 ruas da CPPL foram completamente pintadas e restauradas pelos próprios internos. De acordo com ele, esse projeto, acima de tudo é uma oportunidade de combater o ócio dentro do presídio, além de preparar o apenado para a vida pós-prisão. A direção do presídio também faz um trabalho de mobilização com seus funcionários e com os familiares dos presos para que sejam feitas doações que possam colaborar com o bem estar da unidade.