Colaboradores do sistema prisional participam de oficina de reinserção social

24 de novembro de 2011 - 03:00

Com o objetivo de capacitar os agentes penitenciários e profissionais da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) sobre a importância do trabalho de ressocialização, a Sejus, através do Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (SAPT), promoveu nesta quinta-feira (24) uma oficina de reinserção social com cerca de 40 servidores. O encontro teve como tema “A reinserção social em debate: conceitos e estratégias de entendimento sobre o trabalho prisional”.

A professora e pesquisadora Rilda Bezerra ministrou a palestra com o tema “A instituição prisional ao longo do tempo: conceitos e discussões” e discutiu com os presentes a realidade do sistema prisional no Estado e seus desafios. No evento, também foi feita a explanação de como se constitui uma rede social e qual a importância do trabalho em rede, definindo-o como referência para o sucesso da reinserção social de pessoas em condição prisional.

 

Também foram feitos estudos de casos casos com o objetivo de despertar os profissionais para o compromisso com a conduta ética e a resolução de conflitos que venham a surgir durante o trabalho.do sistema penal no que se refere ao processo de ressocialização do preso.

 

O evento destacou a importância do papel do servidor do sistema prisional na consolidação de projetos e medidas ressocializadoras dentro das unidades prisionais. Participaram da oficina alguns representantes dos principais presídios do Estado, profissionais da saúde do sistema penal, gestores e colaboradores da Secretaria da Justiça e Cidadania.