Sejus realiza I Encontro da Rede de Apoio aos Drogadictos

28 de novembro de 2011 - 11:25

Com o objetivo de construir o Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogadictos, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) realizou na última sexta-feira (25), o I Encontro da Rede de Apoio aos Drogadictos Assistidos pela Sejus. O evento contou com a presença de cerca de 60 pessoas que trabalham em efetiva rede de apoio voltada ao tratamento e ressocialização de pessoas em uso nocivo ou dependente de drogas.

No encontro foram apresentados alguns dos projetos da Sejus que funcionam como apoio para o sistema penal cearense: Rádio Livre, Fazer Direito, Celebrando a Restauração e Renascer. Também foi apresentado ao público o trabalho do Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso, além dos princípios, ações e desafios do Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogadictos da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado.

Representantes de Comunidades Terapeuticas, entre elas o Desafio Jovem, grupos de ajuda mútua (Alcóolicos Anônimos e Narcóticos Anônimos), familiares do Naranon e Al-Anon, Centro de Apoio Psicossocial da Regional IV, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) discutiram a possível realização de uma parceria com todas as instituições que trabalham no âmbito de assistência aos drogadictos no Ceará.

Após as discussões, foi definido que um grupo de trabalho de apoio ao programa da Sejus realizará visitas às instituições para conhecer de perto o trabalho de cada uma delas e a partir da análise da realidade de cada presídio irá elaborar propostas de intervenção individualizada por unidade penitenciária. Para iniciar este projeto, foram escolhidos o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II e a Penitenciária de Pacatuba, que será inaugurada no dia 29 de novembro.

De acordo com Elton Gurgel, assistente técnico da Sejus, esse primeiro encontro buscou possibilitar o reconhecimento mútuo de instituições que realizam atividades voltadas ao tratamento e apoio aos dependentes químicos e seus familiares, de modo a possibilitar a inclusão da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado nessa rede de apoio. A expectativa é que esses encontros aconteçam semestralmente com todas as instituições envolvidas.

Segundo ele, já é possível realizar o encaminhamento para a rede de CAPS-AD de Fortaleza dos presos que estão na Casa do Albergado e os em regime semiaberto que estão liberados para trabalho, conforme entendimento realizado em reunião com a Coordenadoria do Colegido de Saúde Mental da Secretaria de Saúde Fortaleza.