Cadeia Pública de Sobral fecha o ano com inauguração

13 de dezembro de 2011 - 17:27

A Cadeia Pública de Sobral pertencente ao Sistema Penitenciário da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, ao fechar a programação do ano de 2011, inaugurou o Consultório Odontológico para o atendimento e serviço de prevenção direcionado para os internos. A equipe de dentistas programa, também, dentro do calendário de atividades, dias de atenção para os familiares e pessoas da comunidade. Já a Pastoral Carcerária de Sobral fará a comemoração do nascimento de Jesus, na segunda quinzena de dezembro, com oração, cânticos, teatro e distribuição de lanches e presentes para os filhos dos detentos.

 

Os 228 presos, sendo 191 homens e 37 mulheres serão beneficiados com tratamentos de restauração, periodontia, extrações, atenção básica e de educação sobre saúde. Segundo o diretor da Cadeia, Wellington Picanço, o consultório está com equipamentos modernos e com dois profissionais, sendo um da Sejus e outro voluntário, do sistema de saúde de Sobral.

 

“Para fechar mais os laços de parceria a nossa Unidade dedicará um dia para a comunidade, Salgado dos Machados, com aproximadamente trezentas famílias, localizada na zona rural do município, onde temos a nossa sede. Com o apoio das Secretarias de Saúde do Estado e do Município e do Programa de Saúde da Família (PSF), com a participação de enfermeiros e médicos, nos consultórios e ambulatórios, realizaremos consultas para todos e ofereceremos para as mulheres os exames de prevenção” diz.

 

Uma biblioteca foi incorporada à infraestrutura da cadeia, em outubro deste ano, para implementar as atividades dos professores e 60 alunos do Sistema, distribuídos em duas salas de aula. Ainda constam na Unidade salas da direção, apoio, aula, oficina de trabalho e de assistência jurídica e psicologia; alojamentos; parlatório; ambulatório, consultórios médico e odontológico, cozinha, baterias de banheiros; 20 celas masculinas e 05 celas femininas e 05 para medidas de segurança.

 

Além do sistema de monitoramento com 18 câmeras posicionadas em pontos estratégicos na Cadeia Pública de Sobral foi instalado um sistema de Raio X, semelhante ao de aeroporto, para fazer vistoria dos alimentos e materiais que adentram a Unidade, nos dias de visita. Comenta:”é uma medida de segurança diária do estabelecimento, principalmente, naqueles de maior movimentação”.

 

Informa ainda, que para complementar as atividades de sala de aula, elaboradas pelos professores da Secretaria de Educação (Seduc), um curso ministrado, por professores do Centec de Groaíras, para 18 internas, proporcionou a capacitação em fazer vassouras a partir de garrafas pet. Explica “hoje temos material para o uso na manutenção do prédio e, para dar continuidade ao projeto trocamos vassouras por quantidades de garrafas, com as pessoas da localidade”.