1.683 pessoas fazem o pernoite nas unidades penais do Ceará

2 de janeiro de 2012 - 03:00

O clima de tranqüilidade marcou a virada de ano nas unidades prisionais cearenses no ultimo fim de semana, quando 1.683 pessoas puderam comemorar o novo ano ao lado de seus parentes que estão respondendo sentença em regime fechado. Maridos, esposas, namorados ou namoradas cadastradas pernoitaram em 10 unidades do Estado.

 

A  Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe) concede a presos que possuem vínculo afetivo comprovado o direito de receber seu parceiro ou parceira na pernoite que começou na manhã do sábado, dia 31 de dezembro e seguiu até às 16 horas do domingo, dia 1 de janeiro. “Além de ser um direito que os presos têm, oportunizamos um momento de bem estar junto aos entes queridos, que puderam levar a ceia de Ano Novo, diminuindo a tensão que geralmente está presente nas festas de fim de ano” afirmou o coordenador do Sistema Penal, Bento Laurindo.

 

Foram beneficiados 1.683 presos das Casas de Privação Provisória de Liberdade I, II e III, das Penitenciárias de Sobral e Juazeiro do Norte, Cadeia Pública da Maracanaú, Instituto Penal da Pacatuba, IPPS e dos IPPOO I e II. Além disso, a Sejus oferece café da manhã e almoço no primeiro dia do ano a presos e familiares. A segurança nos presídios vem sendo garantida pelo 2º Companhia de Policiamento de Guarda (2º CPG), que mantêm-se trabalhando e comprometida com a segurança penitenciária do Ceará.