Cedef define ações prioritárias para 2012

6 de janeiro de 2012 - 03:00

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef), vinculado a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), inicia o ano com ações planejadas para sua atuação em 2012 com metas que priorizam o estímulo à formação conselhos municipais da pessoa com deficiência e aproximação do Cedef com a sociedade. Além disso, é meta do Cedef modernizar o trabalho logístico do Conselho e estimular ações que promovam o questionamento e as novas políticas públicas para a pessoa com deficiência.

A atual gestão do Cedef foi empossada em outubro de 2011, tendo o bacharel em Segurança Pública, Fábio Araújo de Holanda Souza como o novo presidente e a conselheira Lisane Marques Lima, reeleita como vice-presidente. A nova administração ficará à frente do Cedef durante um ano. Para o novo presidente, é importante intensificar a participação do Cedef no cenário nacional das discussões. “Queremos levar para Brasília, junto ao junto ao Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade) as aspirações e necessidades da pessoa com deficiência do Ceará e buscar soluções que possam ser replicadas em nosso Estado”, afirmou Fábio Holanda.

Outro ponto destacado são as resoluções do Encontro Nacional de Conselhos Estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Participação e Controle Social das Políticas Públicas, que aconteceu em dezembro, em Fortaleza, que reuniu representantes de 17 estados brasileiros, sendo o primeiro realizado fora de Brasília. Os objetivos do encontro nacional promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cedef), foram fortalecer a articulação nacional entre os conselhos de direitos das pessoas com deficiência e analisar o envolvimento maior da sociedade na discussão das políticas públicas de atenção à pessoa com deficiência, reconhecendo os Conselhos Estaduais como espaços legítimos para esse debate.

Fábio Holanda esclarece ainda que os conselhos solicitarão uma audiência com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, para fortalecer os pontos definidos no encontro. “Procuraremos apoio para a criação do Fórum Brasileiro dos Conselhos Estaduais das Pessoas com Deficiência. O Ceará está na coordenação desta demanda junto com o Estado de Santa Catarina. Assim, oportunizaremos a permanente troca de informações entre os conselhos estaduais, ampliando a luta por nossos direitos”, falou. O Cedef também encabeça, junto com Pernambuco e Maranhão, a realização do Encontro dos Conselhos Estaduais do Nordeste, que incentivará a criação do Fórum dos Conselhos Estaduais e Municipais do Nordeste.

Novo presidente – Fábio Holanda é membro do conselho representando as pessoas com deficiência múltipla. Bacharel em Segurança Pública, é habilitado em Governança Metropolitana Colaborativa pela University of British Columbia (Vancouver-Canadá), Direitos Humanos e Mediação de Conflitos pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Distrito Federal, Brasil, promotor nacional de Polícia Comunitária pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pós-graduado em Perícia Criminal pela Universidade Estácio de Sá (FIC), Ceará, Brasil. Atualmente é presidente nacional do Instituto de Desenvolvimento da Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil (IDEIAS do BRASIL).