Projeto Renascer celebra “Carnaval com Saúde” na CPPL II

16 de fevereiro de 2012 - 11:24

O projeto de ressocialização Renascer, que há dois anos atua na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga, promove nos próximos dias 16 e 17 de fevereiro, um carnaval especial para todos os internos da unidade. Numa parceria entre o Núcleo de Saúde da Sejus, o projeto “Vidas Independentes”, da Cadeia Pública de Caucaia, os professores do sistema prisional, agentes penitenciários e direção da CPPL II acontece o “Carnaval com Saúde”. A iniciativa busca conscientizar os internos da unidade sobre a prevenção de doenças com a prestação de serviços de saúde e palestras educativas.

O diretor da unidade, Cadmus Lemos, explica que essa é a primeira ação do Renascer no ano de 2012 e que a direção buscou uma alternativa que pudesse propriciar aos internos um momento de maior atenção à saúde, principalmente em relação às drogas. “Resolvemos mobilizar o Núcleo de Saúde da Sejus para prestar serviços como aferição da pressão arterial, glicemia, peso para que nós, e os próprios presos, possamos ter informações sobre as condições de saúde dentro da unidade. Além disso, os idealizadores do projeto Vidas Independentes vão proferir palestra sobre o tratamento para dependentes químicos e a prevenção do uso de drogas, o que é também um dos objetivos do Renascer”, explica.

O Centro de Apoio Psicossocial de Caucaia, que atua no projeto Vidas Independentes, também dá apoio na realização do Carnaval com Saúde. O mesmo caráter preventivo do uso de drogas será transmitido na palestra proferida no primeiro dia do evento. O Núcleo de Saúde da Sejus, além de prestar atendimento nas manhãs do carnaval também realizará palestras educativas sobre dengue, hipertensão, hanseníase, diabetes e DST’s e AIDS. Para completar a programação, uma missa será celebrada na tarde do dia 16 e a peça teatral cristã “Os dois caminhos” será apresentada no dia 17, fechando as atividades do Carnaval com Saúde.

Projeto Renascer – Lançado em 20 de outubro de 2009, o projeto visa dar apoio ao processo de reintegração social dos encarcerados, desenvolvendo trabalhos sociais e religiosos com cerca de 950 dos 1.120 internos da CPPL II. Além das ações religiosas, que envolvem grande parte do projeto, os internos são incentivados a assistirem as aulas da escola e a participarem das atividades laborais dentro da uinidade. O artesanato é uma das oficinas mais movimentadas, assim como a recente instalação de uma fábrica de bolas.