Campanha contra o calazar beneficia comunidade do município de Itatinga

28 de fevereiro de 2012 - 15:00

As unidades do complexo penitenciário de Itaitinga da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará participam de uma campanha realizada em parceria com a distribuidora de produtos de animais Avipec, com a Scalibor, com os centros de zoonoses e clínicas veterinárias para combater o calazar, enfermidade letal para cães e grave doença de saúde pública. Nesta quarta-feira (29), cerca de 100 cachorros que circulam nas mediações das Casas de Privação Provisória de Liberdade e ficam próximos dos parentes de detentos em dias de visita receberão coleiras contra doença, que possuem um princípio ativo repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde como uma das formas de prevenção do calazar.
 
Iniciada dia 09 de fevereiro, a campanha já beneficiou mais de 3.000 animais assistidos por ONG’s, protetores independentes e por centros de controle de zoonoses.
 
 
Segundo a médica veterinária Marielle Duarte, “essa ação conscientiza a população sobre essa zoonose que cresce a cada dia. Este método de prevenção é eficaz e seguro. Ele protege o cão e sua família durante 6 meses, pois o mosquito morre ao ter contato com o produto”.
 
Os casos de leishmaniose em Fortaleza – Em 2011, a doença atingiu 5.024 cães e 218 humanos na capital, segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza.