Internas do IPF são tema de documentário e ensaio fotográfico

6 de março de 2012 - 18:15

Uma das unidades prisionais da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará é palco do trabalho desenvolvido pela ONG Fábrica de Imagens, que será exibido durante a mostra audiovisual “Curta o Gênero”, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Trata-se de um documentário, intitulado “Onde o tempo corre devagar”, que exibe o dia-a-dia das internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), em Itaitinga. O curta será exibido no próximo dia 11, às 19h, no auditório do CDMAC. Durante as gravações, foi realizado também um ensaio fotográfico que estará em cartaz entre os dias 07 e 11 de março, no Espaço Mix do Dragão do Mar. 
 
Dirigido por Marcos Rocha e Iara Moura, o documentário tem 15 minutos de duração e narra, através de depoimentos, histórias das presidiárias que cumprem pena na unidade. Iara relata que “para quem vive aqui fora, poucas horas de visita ao IPF podem render dias inteiros de reflexão e muita história pra contar. Cada pessoa ali dentro é um mundo de afetos, histórias e pulsões. São mulheres que reinventam o sentido de viver, controlando a passagem do tempo. Gastam as horas agarradas a saudades enquanto cozinham, lavam, costuram, estudam ou cuidam dos rebentos”.  
Para realizar as gravações, foram necessárias cerca de cinco visitas ao Instituto Penal Feminino durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano. O ensaio fotográfico foi realizado por uma equipe de fotógrafos formada por jovens estudantes da rede pública de ensino que concluíram o curso de fotografia do projeto Cacto (Centro de Arte, Cultura, Comunicação e Novas tecnologias), da Fábrica de Imagens. As fotos irão compor a exposição “Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares” durante o “Curta o Gênero”. 
Curta O Gênero 2012 – A primeira edição dessa mostra nacional audiovisual se coloca como uma contribuição para a mudança de mentalidades através da difusão de produções audiovisuais comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero e com a construção ou invenção de outras representações e interpretações simbólicas baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual. O Projeto, em toda sua amplitude, assume um compromisso sócio-político com a construção de uma cultura de liberdade, de solidariedade e de justiça entre homens e mulheres em suas múltiplas possibilidades performáticas.
 
O projeto consiste na realização de uma Mostra de Cinema e Vídeo, englobando documentários e ficções, que tenham como elemento central as relações de gênero em qualquer espaço e nas suas intersecções com questões como violência contra mulher, masculinidades, paternidade, diversidade sexual, raça, classe, exploração sexual, dentre outros. Concomitante à mostra haverá  um seminário que reunirá pesquisadores (as) e movimentos sociais em mesas de discussão. Também serão realizadas mostras escolares, oficinas e minicursos para educadores, alunos da rede pública de ensino, pontos de cultura, organizações de gênero/mulher e congêneres, governamentais e não governamentais.
 
 
 
Outras informações:
www.curtaogenero.org.br
www.fabricadeimagens.org.br