Sejus promove curso para 30 agentes penitenciários na PIRC

15 de março de 2012 - 03:00

A Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR) da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), em cooperação com a subcoordenadoria do Sistema Penal – Secção Cariri, realizou nos dias 12, 13 e 14 de março, dois cursos na Penitenciária Industrial e regional do Cariri (PIRC). Os temas Ética e Cidadania e Excelência no Atendimento foram apresentados para 33 participantes pelo professor Alan de Menezes Meira. Trinta agentes penitenciários e três professores pertencentes a 28 cadeias públicas das comarcas da região circunvizinha, da unidade penitenciária e da colônia agrícola tiveram ao final uma certificação com uma carga horária de 26 horas/aula.

 

Segundo o subcoordenador da Cosipe-Cariri, Wanderson Pereira, “é nosso compromisso manter a parceria com a EGPR para que mais cursos possam ser implantados para os servidores. É uma meta tornar a capacitação constante, contínua e para este fim iremos disponibilizar uma sala de aula junto à subcoordenadoria.”. Quanto ao resultado explicou “que foi feita uma avaliação de desempenho, da presença e outra sobre a qualidade do conteúdo que foi repassado. Então, tivemos a conclusão de que foi ótimo o investimento”. Ressalta: ”um fato interessante é que muitos dos alunos residem em estados vizinhos, estavam em seus períodos de folga e vieram para participar. Isto mostra o interesse das nossas equipes de trabalho.” Ao concluir, lembra o apoio que os gestores da Sejus vêm dando a iniciativas desta natureza a fim de os servidores tenham as condições técnicas para prestar um melhor serviço ao sistema penitenciário e à sociedade.

 

Para o gerente de patrimônio, Jarbas Gomes, os cursos aprimoram tanto a parte profissional quanto a pessoal. No tocante ao profissional melhora a prática do trabalho no dia-a-dia, o relacionamento entre colegas como também entre os servidores e as chefias. Há, também, a preparação para os comportamentos de todos na Unidade nos momentos de risco. Já no pessoal faz a gente lembrar-se de como temos que nos relacionar com os membros da família, em casa, nos instantes de lazer e com os colegas de trabalho estreitar os vínculos sociais.

 

Na oportunidade dos cursos, durante dois dias, atividades ligadas à saúde foram realizadas para os participantes: a verificação da pressão, do índice IMC (de massa corpórea) e medição da glicemia; a aplicação de flúor e entrega de panfletos, que incentivam a atividade física, como um bem para a saúde.