Sejus firma parceria Imparh para oferecer curso de línguas aos servidores

20 de março de 2012 - 12:43

A secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo, deu início oficialmente às atividades do curso de língua estrangeira ofertado aos servidores e colaboradores da Sejus, após convênio firmado com Centro de Línguas do Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh) da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O curso tem o objetivo de oferecer capacitação profissional aos colaboradores da Sejus, preparando-os para qualquer situação que demanda o uso de alguma língua estrangeira. A presidente do Imparh, Íris Tavares, e o representante da Escola de Gestão Pública do Estado, Antônio Rodrigues, também estiveram presentes na aula inaugural do curso, que aconteceu na última sexta-feira (16), no auditório da Sejus.

Mariana Lobo salientou os desafios que existem na educação profissional e destacou a preocupação da Secretaria da Justiça e Cidadania em preparar seus colaboradores para todas as situações. “Quando encontramos órgãos parceiros, dispostos a ir além para preparar nossos servidores, ficamos extremamente felizes e temos a certeza de que estes servidores estarão preparados para qualquer necessidade. Todo o empenho da Sejus é justificado para a prestação de um serviço público da melhor qualidade ao cidadão”, destacou a secretária.

A diretora do Imparh, Íris Tavares, ratificou a importância da iniciativa da Sejus em procurar parcerias. “Nossas experiências nas instituições tem sido salutares e o Imparh tem um conjunto de razões importantes que servem de motivação para continuar esse desafio”.  Para ela, o conhecimento da língua estrangeira é uma demanda realmente existente e as expectativas são as melhores, “não só pela Copa do Mundo Fifa 2014 que será realizada em Fortaleza. Os direitos humanos abrangem um leque de possibilidades e o aprendizado da língua estrangeira propicia o desenvolvimento do intelecto das pessoas. Esse aprendizado acompanha você para o resto da vida”, frisou Íris.

Dos 3 mil presos estrangeiros que estão sob custódia brasileira, 115 estão detidos no Estado do Ceará. Aprender o inglês, língua que está sendo ofertada nessa primeira etapa do convênio, é essencial para a comunicação com esses presos. Além disso, a Sejus também disponibiliza no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, o Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante que auxilia no atendimento de pessoas estrangeiras em trânsito pelo País ou em situação de risco.