Penitenciária de Pacatuba inicia qualificação para trabalho na unidade

21 de março de 2012 - 18:56

Os internos da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, iniciarão a partir desta quinta-feira, 22 de março, o curso de qualificação para a fabricação de bolas, dentro do Projeto Pintando a Liberdade, parceria do Governo Federal com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceara, por meio do Núcleo de Assistência ao Penitenciário e Apoio ao Egresso (Napae). Até o mês de maio a direção da unidade espera que mais de 150 internos da unidade exerçam alguma atividade laboral, sejam nos projetos, trabalho interno ou oficinas de artesanato e fábricas instaladas na unidade.

 

Durante todo o mês a cada semana serão capacitados 10 internos no projeto Pintando a Liberdade, totalizando 40 até o final do abril. Cada turma qualificada já inicia a produção das bolas enquanto os demais continuam se qualificando. Segundo a diretora da Penitenciária da Pacatuba, Socorro Matias, além da ocupação e do aprendizado, os apenados também terão remuneração e benefício de remissão de pena. “Além de oferecer um novo caminho para quando este apenado volte para a sociedade, a ocupação ainda garante remuneração que auxiliam as famílias dos presos, contando também o benefício da remissão de pena em que a cada três dias trabalhados diminui um dia da pena”, afirma.

 

No início de abril, os primeiros vinte e cinco internos que trabalharão na oficina da fábrica Marisol, que se instalará na unidade, serão qualificados para realizar o empacotamento e revisão geral das peças. A previsão é que de acordo com o desempenho apresentado, o número de apenados a serem contratados aumente.

 

Segundo Gilmar Martinez, responsável da empresa, o apoio também inclui ações para familiares e benefícios para o detento ao conseguir a liberdade. “Aqueles que obtiverem um bom desempenho no trabalho terão oportunidade de serem efetivados na Marisol quando saírem. A empresa também oferecerá às famílias cursos de qualificação na área têxtil como costura, empacotamento, dentre outros”, garantiu.

 

A Unidade dispõe ainda de utilização de mão de obra carcerária nas seguintes atividades: 13 internos na cozinha, cinco internos na padaria, 13 internos na faxina da Unidade, seis internos na horta, um eletricista, um bombeiro hidráulico, um auxiliar de almoxarifado. Além dos que já trabalham, depois de finalizada a seleção, ainda devem ser contratados mais 20 internos.

 

Estão sendo cadastrados junto à administração da Unidade, os apenados que fazem trabalhos com artesanato, para que devidamente autorizados, dentro de um específico formato de segurança voltado para este fim, à expectativa é que este número chegue a 60 apenados. Todos os selecionados para atividades laborais passaram por entrevista com equipe multidisciplinar e na seleção também são observados critérios como comportamento prisional e tempo de pena. A Penitenciária da Pacatuba foi inaugurada no dia 29 de novembro e tem capacidade para 500 presos. Abriga hoje 507 presos condenados pela Justiça e com restrição de liberdade.