Detentas do IPF assistem nesta sexta-feira, 23, documentário em que foram protagonistas

22 de março de 2012 - 03:00

O Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) receberá, na manhã desta sexta-feira (23), a equipe da ONG Fábrica de Imagens, que levará o documentário “Onde o Tempo Corre Devagar”, gravado no próprio presídio e que teve quatro detentas como protagonistas. Ao todo 90 internas terão a oportunidade de  assistir ao documentário em três sessões que serão apresentadas na escola da unidade a partir das 9h.

O vídeo, produzido e dirigido por Iara Moura e Marcos Rocha, conta a história de quatro mulheres que por diferentes caminhos chegaram ao mesmo destino, o tráfico de drogas. A Fábrica de Imagens, através do projeto Curta o gênero, levará curtas metragens. Também, aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) das seis secretarias regionais de Fortaleza.

Com 15 minutos de duração, o documentário narra, através de depoimentos, histórias das presidiárias que cumprem pena na unidade. Iara Moura relata que “para quem vive aqui fora, poucas horas de visita ao IPF podem render dias inteiros de reflexão e muita história pra contar. Cada pessoa ali dentro é um mundo de afetos, histórias e pulsões. São mulheres que reinventam o sentido de viver, controlando a passagem do tempo. Gastam as horas agarradas a saudades enquanto cozinham, lavam, costuram, estudam ou cuidam dos rebentos”, afirmou.