Sejus e Sesa sistematizam indicadores epidemiológicos da tuberculose no Sistema Penitenciário

29 de março de 2012 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e a Secretaria da Saúde (Sesa) realizam até a próxima quarta-feira, dia 4 de março, a capacitação de 24 enfermeiros que atuam no Sistema Penitenciário para o uso, via internet, da implantação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, (SINAN NET) no processamento dos dados sobre os casos de tuberculose. As aulas são realizadas durante as manhãs, na Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR), na Sejus, com módulos do Ministério da Saúde e orientações técnicas da equipe da Sesa.

Segundo a coordenadora do Programa de Tuberculose do Sistema Penitenciário, Luciana Lima, o treinamento é realizado em cumprimento a uma solicitação do Ministério da Saúde para a averiguação de números reais de indicadores epidemiológicos e operacionais da tuberculose e de outras doenças como a dengue, cólera etc. Na capacitação participam, também, dois enfermeiros representantes da Coordenadoria Regional de Saúde (2ª e 3ª CRES) e as instruções são ministradas pela Sesa, por intermédio das enfermeiras Clara Maria Nantua e Valderina Ramos Freire. A supervisão do curso está sob a responsabilidade do Núcleo de Saúde da Sejus (Nusau).

Luciana explica que, atualmente, as informações estão centralizadas no Centro de Diagnóstico da Tuberculose e no Hospital e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo – HSPOL, visto que todos os pacientes do Sistema Penitenciário passam por estes locais e assim, os registros ao final são contabilizados em Itaitinga, mesmo oriundos de todos os outros municípicios da região metropolitana que sediam unidades penitenciárias, como Aquiraz, Pacatuba, Caucaia e Fortaleza.

A técnica explica ainda que através da capacitação será possível descentralizar as ações e identificar o município de origem da doença. “Teremos vários ganhos, a começar nas identificações corretas, com números que merecem crédito, para enviarmos para o Ministério da Saúde, nas suas estatísticas nacionais para o combate às doenças. Quanto aos exames (raios-X, cultura, sensibilidade, pesquisa de BAAR etc) e os medicamentos todos serão do Hospital Otávio Lobo e pelo Centro de Diagnóstico da Tuberculose”.
Mais Informações:

O Caderno de análise dos indicadores do programa nacional de Controle da Tuberculose – Indicadores Epidemiológicos e Operacionais da Tuberculose – foi elaborado para utilização dos programas Estaduais e Municipais de Controle da Tuberculose, em outubro de 2010, com o objetivo de oferecer um material instrucional que sirva aos profissionais como fonte de consulta para o uso do aplicativo SINAN versão NET na vigilância da tuberculose no Brasil, além de aplicação no Tabulador de dados TABWIN.
O objetivo do SINAN NET é facilitar a formulação e avaliação das políticas, planos e programas de saúde, subsidiando o processo de tomada de decisões, com vistas a contribuir para a melhoria da situação de saúde da população brasileira.

Através do SINAN será para processar os dados de tuberculose: preencher e incluir notificações/investigações de tuberculose e dados de acompanhamento de casos, consulta à notificação, identificar duplicidades, notificações incompletas e/ou inconsistentes, bem como fazer o uso da internet para pesquisa de dados de tuberculose nas diversas fontes de informação existentes.