Sejus sedia reunião sobre Plano de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos

30 de março de 2012 - 17:23

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) recebeu nesta quinta-feira, 29 de março, a coordenadora do Programa Nacional de Proteção aos Defensores, Clarissa Rihl Jokowski , que está realizando visitas em vários estados do Brasil para discussão de ações que servirão de base na elaboração do Plano Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.
 
O plano teve inicio em 2007 quando foi instituída a Política Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos. Durante a reunião foram discutidos as formas de proteção nos âmbitos da coordenação estadual, sociedade civil e poder público. Concluídas as visitas, os resultados serão  sistematizados e levados a uma consulta publica prevista para acontecer entre os dias 20 e 30 de abril. Após a consulta será realizado um seminário na Secretaria de Direitos Humanos com a vinda da ONG internacional Front Line, quando será fechado o plano para decreto da Presidente do Brasil Dilma Roussef.
 
O Ceara é o ultimo, dois oito visitados pelo programa durante o mês de março, . “O objetivo dos visitas é conseguirmos através das contribuições nos estados traçar diretrizes, ações responsáveis e parceiros pra política de proteção aos defensores de direitos humanos”, falou a coordenadora Clarissa Jokowski. Além do Ceará foram visitados ainda os estados do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pará.