Nota Oficial – Greve dos Agentes Penitenciários

31 de março de 2012 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) informa que elaborou,  juntamente com Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS), um plano operativo envolvendo BP Choque, Raio, viaturas e contingente humano das Forças Táticas de Área – FTAs das unidades operacionais da capital e o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), a fim de manter a segurança nos presídios da Região Metropolitana de Fortaleza e demais unidades penitenciárias cearenses. A atividade entra em funcionamento neste sábado, após a confirmação do indicativo de greve dos agentes penitenciarios cearenses.
Deste modo, as unidades penitenciárias terão regular funcionamento com o trabalho executado por homens da Policia Militar do Ceará. As visitas do domingo permanecem inalteradas e transcorrerão normalmente. O Comando do Policiamento do Interior garantirá as ações na PIRC, em Juazeiro e na PIRS, em Sobral.
A Sejus  vem negociando com os agentes penitenciários desde janeiro de 2012 e neste período já pautou uma séries de melhorias negociadas com o Sindasp, a despeito do concurso para o provimento imediato de 800 novos cargos, a implantação do Grupo de Agentes Penitenciários e aquisição de viaturas e armamentos não letais, entre outros. Desde o inicio das negociações, a Sejus sinaliza positivamente pelo entendimento de reajuste salarial com a categoria e que chegou em consenso quanto aos percentuais, mas aguarda o tramite legal para envio da mensagem à Assembleia Legislativa.