Parceria incentiva reintegração social de presidiárias

16 de abril de 2012 - 03:00

 
Para contribuir com a distribuição dos produtos confeccionados dentro das unidades penitenciárias, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), por meio do Núcleo de Assistência aos Presidiários e Apoio ao Egresso, firmou parceria com a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
 
A SDE apoiará a comercialização de produtos artesanais criados pela população carcerária feminina. O material  produzido será comercializado nos estandes de vendas da SDE, localizados nas feiras do Dragão do Mar e na Praça General Murilo Borges (BNB). O dinheiro arrecadado é repassado às internas para manutenção das suas famílias do lado de fora do cárcere.
 
Atualmente, a Sejus mantém uma média de 100 mulheres na fábrica de artesanatos que funciona dentro do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa – IPF, em Aquiraz. Essas mulheres encontraram na produção de artesanato uma oportunidade de reintegração social e remição da pena, pois a cada 3 dias trabalhados é 1 dia a menos de pena a cumprir. As detentas produzem os mais variados artigos, com diversas técnicas de artesanato, como macramê, crochê, vagonite, patchwork e fuxico.