Cadeia pública de Maranguape promove torneio de luta de braço

23 de abril de 2012 - 22:36

A Cadeia Pública de Maranguape promove o I Circuito de Luta de Braço do Sistema Prisional do Ceará, realizado em parceria com a Secretaria do Esporte do Estado e com a representação local da Federação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo. O evento acontece no próximo dia 24, quando as regras do esporte são apresentadas aos detentos, e no dia 26 de abril, às 14h, quando será realizada a final do Circuito.

Essa é a primeira vez que uma competição dessa modalidade é realizada dentro de uma unidade prisional do Estado. O I Circuito de Luta de Braço do Sistema Prisional do Ceará reúne 40 internos que cumprem pena na Cadeia Pública de Maranguape. O torneio será disputado por peso, dividido em três categorias: até 65kg, até 85kg e até 95kg.

O diretor da Cadeia de Maranguape, Francisco Lúcio da Silva Neto, comenta que “o evento tem como finalidade a construção de um projeto de reintegração para os internos, usando o esporte como ferramenta de socialização”. A iniciativa também visa introduzir atividades que colaborem na diminuição da ociosidade dentro da cadeia, ocupando o tempo do apenado e auxiliando na pacificação da rotina de trabalho de funcionários e agentes penitenciários.

Aquiles Sobrinho, profissional de educação física do sistema penal cearense, conta que a prática de atividades esportivas como meio de ressocialização é fundamental quando se pensa em reintegração social do egresso. “Percebemos claramente que eventos esportivos no sistema penitenciário trazem uma maior interação entre os sentenciados. Essa prática colabora para uma melhor convivência no presídio, tendo em vista que todo esporte busca ensinar o respeito ao oponente”, salienta Aquiles.

As grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza contam com educadores físicos que promovem a prática de exercícios físicos para os internos. Os profissionais promovem competições, ao longo do ano, na busca de exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a preparação do indivíduo e formação da sua personalidade. Em agosto de 2011, por exemplo, foi realizado o I Campeonato de Futebol Society do Sistema Penitenciário do Ceará, no Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, em Itaitinga, reunindo oito equipes/unidades prisionais e com cerca de 80 atletas inscritos.

Luta de braço como esporte – A Luta de Braço tornou-se um esporte oficial internacionalmente em 1967, quando foi fundada a World Armwrestling Federation (Federação Mundial de Luta de Braço), federação que hoje tem cerca de 117 países filiados. No Brasil, a Luta de Braço tornou-se oficial em 1977 quando a modalidade foi incluída na Confederação Brasileira de Culturismo, entidade eclética que era responsável pela Luta de Braço, Levantamento Básico de Potência e Culturismo. Em 1994 foi criada a Federação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo.