Internos da CPPL II participam de dia de saúde

26 de abril de 2012 - 17:34

A Casa de Privação Provisória de Liberdade Clodoaldo Pinto (CPPL II) realizou nesta quarta-feira (25) um dia dedicado à saúde dos internos da unidade. As ações envolvem atendimento e aconselhamento para diabéticos e hipertensos, atendimento odontológico, verificação de peso, aferição da pressão arterial e da taxa de glicemia, palestra educativa e preventiva com o tema “Fluor e Escovação”, bem como orientação educativa em tuberculose. O Núcleo de Saúde da Secretaria da Justiça e Cidadania (Nusau) apoiou a ação que faz parte das ações do Projeto Renascer.
De acordo com o diretor da unidade, Cadmus Lemos, também será realizado um mutirão para a emissão de carteira de identidade dos internos. “Cerca de 20 a 30 internos irão tirar suas identidades aqui na CPPL II, após uma parceria que conseguimos firmar com o Instituto de Identificação do Ceará”, comenta. A equipe de assistência social da unidade e funcionários do Instituto de Identificação são os responsáveis por acompanhar esse momento.
Esta é a segunda ação de promoção em saúde na unidade em 2012. Em fevereiro deste ano, a direção da CPPL II promoveu o “Carnaval com Saúde”, em parceria com o Nusau, o projeto “Vidas Independentes” da Cadeia Pública de Caucaia, professores do sistema prisional, agentes penitenciários e direção. A iniciativa teve como objetivo conscientizar os internos sobre a prevenção de doenças e foi ofertada a prestação de serviços de saúde e palestras educativas.
Projeto Renascer – Lançado em 20 de outubro de 2009, o projeto visa dar apoio ao processo de reintegração social dos encarcerados, desenvolvendo trabalhos sociais e religiosos com os 1.086 internos da CPPL II. Além das ações religiosas, que envolvem grande parte do projeto, os internos são incentivados a assistirem as aulas da escola e a participarem das atividades laborais dentro da unidade. O artesanato é uma das oficinas mais movimentadas, assim como a recente instalação de uma fábrica de bolas.