Sessenta internos da Penitenciária de Pacatuba assistem ao filme “Área Q” nesta quinta-feira (3)

2 de maio de 2012 - 03:00

Sessenta internos da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, assistem nesta quinta-feira (3) ao filme “Área Q”, que será exibido em duas sessões, uma às 9h30 e outra às 13h30. A proposta da parceria da secretaria da Justiça e cidadania com a Estação Luz é promover a reflexão dos internos, além de contribuir para diminuir a ociosidade na cadeia com uma mensagem que traga a introspecção sobre valores e práticas. “Além de lazer, o intuito é que seja um momento de reflexão, pois o filme fala sobre a necessidade de transformar a humanidade”, explica o diretor da Estação Luz Filmes, Luis Eduardo Girão.

O longa-metragem é uma co-produção Estados Unidos/Brasil e foi 90% filmado no sertão cearense.  “Área Q” é um conto cativante da redenção de um homem, de crescimento e mudança profunda de suas crenças e leva o público a pensar sobre a humanidade e as escolhas que temos diante de nós.

Esta é a primeira vez que um longa metragem será exibido nesta unidade, inaugurada em 18 de novembro de 2012 com o investimento de R$ 16,4 milhões, advindos do Ministério da Justiça e do Governo Estadual. Com 500 pesos condenados pela Justiça, a Penitenciária de Pacatuba é considerada a mais moderna unidade penitenciária do Ceará com equipamentos de tecnologia avançada para controle, acesso monitorado, ponto eletrônico e fotografia para agentes penitenciário, visitantes e presos.

Enredo – A história teve como base inspiradora os relatos de avistamentos de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs), contatos imediatos e abduções na região de Quixadá e Quixeramobim. “Área Q” traz paisagens belas e únicas do sertão cearense, tendo envolvido cerca de 300 pessoas durante sua produção e pós produção, entre atores e equipes técnicas e de apoio, em um intercâmbio que envolveu profissionais brasileiros e norte-americanos.

O filme traz elementos de ficção cientifica e espiritualismo para contar a história de Thomas Mathews (interpretado pelo ator norte-americano Isaiah Washington, do seriado Grey´s Anatomy e dos filmes Romeo Must Die e True Crime), um conceituado repórter cuja carreira entra em declínio depois do desaparecimento de seu filho. Seu chefe e amigo, Dylan, a fim de ajudar, oferece a ele um projeto especial para o qual Thomas terá de viajar para o Brasil a fim de investigar casos de avistamentos de OVNIs e abduções. No local, o jornalista irá encontrar figuras com histórias impressionantes, como João Batista (o ator Murilo Rosa), um sertanejo local que tem muitas explicações sobre o que tem ocorrido naquela região e acima de tudo sobre o seu filho. Inicialmente, Thomas resiste em acreditar no que tem testemunhado. Mas, aos poucos, vai perdendo o ceticismo diante dos eventos inexplicáveis que irá presenciar. O elenco conta com os atores globais Murilo Rosa e Thania Khalil e com os atores cearenses Karla Karenina, Haroldo e Hiramisa Serra e Rodger Rogério, entre outros. Os efeitos visuais ficaram a cargo do cineasta e produtor cearense Marcio Ramos.

Exibição do Filme “Área Q”

Data: 03 de abril (quinta-feira-feira)

Horários: 9h30 e 13h30

Local: Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo