IPF realiza programação especial em comemoração ao Mês das Mães

12 de maio de 2012 - 03:00

O Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) realiza durante todo o mês de maio uma programação especial de Dia das Mães. Neste sábado, 12 de maio, 497 detentas terão direito à pernoite das mães cadastradas, que poderão entrar na unidade às 9h do sábado e permanecer ate a tarde do domingo, ao final da visita semanal. A pernoite também será realizada nas outras grandes unidades, sendo que nos presídios masculinos é permitida também a presença de companheiras dos internos.
 
 
Na próxima terça-feira, 15, a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Fortaleza realizaram uma visita ao IPF e entregam a doação de 15 enxovais para as gestantes da unidade. Já na quina-feira, dia 17, uma programação musical será realizada na creche por um grupo da Igreja Batista Central, destinado também para as gestantes e mães com bebês. 
 
 
Na sexta-feira, dia 18 de maio, a direção do Instituto Penal Feminino realiza a segunda edição do programa Convivência, momento em que as mães ou avós que por algum motivo não são cadastrados tenham a oportunidade de realizar as visitas a seus familiares. Durante o momento serão realizadas oficinas, dinâmicas, ações recreativas, atividade com dança, exibição de vídeo, distribuição de Brindes, além de uma palestra sobre o tema “Perdão”. Segundo Analupe Araújo, diretora do IPF, “Além de fortalecer o vínculo familiar, a Segunda Convivência pretende promover um momento festivo em comemoração ao Dia das Mães, aproximando os familiares”, afirma. 
 
 
Para fechar o mês comemorativo, no domingo, dia 27 de maio, será realizado uma programação especial entre mães e filhos. Em um ano de funcionamento, o projeto Criança Livre dá suporte às visitas infantis, que normalmente acontecem na unidade no segundo domingo de cada mês. “Especialmente neste mês de maio, as mães do IPF terão duas oportunidades de estar perto dos seus filhos. Para ajudar nas visitas o programa conta com o apoio de internas que se fantasiam, apoiam atividades de pintura, leitura e desenho, com intuito de entreter as crianças. Este envolvimento aproxima os núcleos familiares, fundamentais para a reinserção social da apenada”, garante.

  
A SEMANA – Durante toda a semana que antecedeu o Dia das Mães, uma série de atividades foram desenvolvidas na unidade com. Na última segunda-feira, dia 7, foi realizada uma sessão de corte de cabelos para as internas, trabalho voluntário do cabeleireiro Walker. Na quinta-feira, dia 10, um louvor da Igreja Videira foi realizado e reuniu cerca de 350 detentas na Quadra Poliesportiva.
 
 
Nos dias 4 e 11 de maio, o IPF recebeu também visitas técnicas de mais de 200 alunos da Universidade de Fortaleza, alunos das disciplinas de Direito Penal I, II e III, que conheceram o dia a dia da unidade. Na ocasião os alunos também fizeram doações de kits de higiene para os bebês da creche.