Encontro dos Profissionais da Saúde e Agentes Penitenciários recebe últimas inscrições

15 de maio de 2012 - 13:31

O V Encontro dos Profissionais da Saúde e Agentes Penitenciários está recebendo as inscrições das últimas vagas para que agentes penitenciários, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais do sistema penal participem do evento que acontece nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2012, no Hotel Mareiro, em Fortaleza. Os interessados devem encaminhar para o e-mail v.encontronusau@sejus.ce.gov.br nome, unidade de trabalho, função e contatos. Ao todo 200 vagas foram disponibilizadas
Este ano, o evento tem como tema “Saúde no Sistema Penitenciário: perspectivas e desafios”. Na abertura do encontro, além dos seminários que acontecerão no dia 23 de maio, pela manhã, será feito o lançamento do Programa de Ações Continuadas de Assistência ao Drogadicto dentro do Sistema Penal (PACAD). Na programação do evento constam palestras com os temas de drogadição, mediação de conflitos, além de mesas redondas e painéis que vão debater os principais desafios do sistema penitenciário. Confira a programação:

Dia 23 /05 (SEJUS)

8h – Escola de Gestão Penitenciária da Sejus
Minicurso para enfermeiros e auxiliares de enfermagem

9h – Seminários NUSAU – Auditório da Sejus
•       A Saúde bucal no Instituto Penal Feminino
•       Práticas de Atividades Físicas nas Unidades Prisionais
•       Tuberculose no Sistema Penitenciário – Luciana Lima
•       Uso racional de antibióticos e a Resolução 44/2011
•       Pessoa com Deficiência
•       A Tecnologia da Informação como ferramenta de Apoio ao Núcleo de Saúde
•       Serviço social no sistema penitenciário

Mareiro Hotel:

14h – Abertura institucional para o lançamento do Programa de Ações Continuadas de Assistência ao Drogadicto dentro do Sistema Penitenciário – PACAD

15h – Mesa redonda com o tema “Saúde Mental, Uso de Drogas e Outros Desafios”.

Dia 24/05 (Mareiro Hotel)

9h – Palestra: O encarceramento no Brasil e o tráfico de drogas, com o professor da Fundação Getulio Vargas, Pedro Abramovay (RJ)

10h30 – Mesa redonda “Políticas Públicas sobre drogas”

14h – Palestra “Agentes da mediação de conflitos. Uma conversa sobre consciência e transformação”, com o presidente da CUFA, Preto Zezé

15h30 – Painel: O Brasil atrás das grades. Uma análise do sistema penitenciário.

Dia 25/05 (Mareiro Hotel)

9h – Painel: A Saúde no Sistema Penitenciário: perspectivas e desafios

10h30 – Qualidade de Vida do Trabalhador do Sistema Penitenciário

10h30 – Reunião de Trabalho: A municipalização da saúde do Sistema Penitenciário (Sala 02)

Na programação está confirmada a presença da secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, do secretário adjunto da Sejus, Augusto Câmara, do secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, do Coordenador da Área Técnica de Saúde no Sistema Penitenciário do Ministério da Saúde, Marden Marques, do Coordenador de Apoio à Assistência Jurídica, Social e à Saúde do Ministério da Justiça, Railander Quintão, além de representantes da OAB, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Saúde e representantes regionais das células de saúde. Coordenadores de programas de saúde relacionados ao sistema penitenciário de outros estados também estarão no encontro para a troca de experiências.