Sejus apresenta a Semana do Bebê do IPF em Mostra Internacional em Canela/RS

15 de maio de 2012 - 03:00

A diretora do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa – IPF, Analupe Araújo, irá representar a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), na I Mostra Internacional das Semanas do Bebê, que acontece de quarta a sexta-feira, 16 e 18 de maio, em Canela, no Rio Grande do Sul. A diretora do IPF irá compor a mesa redonda: Experiências Inovadoras da Semana do Bebê, apresentando a realização do evento realizado na unidade entre os dias 7 e 12 de julho de 2011. A programação foi realizada pela primeira vez no País dentro de uma unidade carcerária, realizada em parceria com Instituto da Infância (IFAN) e Defensoria Pública do Estado do Ceará.

 

Durante a Semana do Bebê do IPF, 10 mães presidiárias com bebês com menos de 1 (um) ano e 13 gestantes presidiárias participaram de oficinas de conhecimento, palestras, concursos, mesas-redondas, exibição de filmes, apresentações culturais, desfiles de bebês, atividades lúdicas e a criação do Espaço do Bebê. Para realização das temáticas foram envolvidos técnicos especialistas das Secretarias do Estado, Defensoria Pública, Instituto da Infância – IFAN e Universidades.

 

A mostra internacional reunirá 16 municípios brasileiros que realizam a Semana do Bebê, tendo como exemplo o município Canela. O encontro tem o objetivo de promover a troca de experiências entre países e Estados e municípios brasileiros e discutir as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos da primeira infância. A programação contará com conferências, mesas redondas, atividades culturais e artísticas.

 

O Ceará também será destaque na Mostra, que conta com cinco experiências participantes: a do Instituto Penal Feminino (localizado em Itaitinga), além de Acaraú, Acopiara, Bela Cruz e Pacajus, sendo o Estado com o maior número de municípios selecionados. No total 80 municípios de todo o Brasil inscreveram suas experiências, sendo 16 selecionados conforme os critérios de clareza na apresentação do planejamento, mobilização, divulgação e implementação das atividades da semana.