Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ceará participa de comitiva internacional de cooperação com a Europa

15 de junho de 2012 - 03:00

A coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-CE), Lívia Xerez, participará entre os dias 18 e 22 de junho do projeto Itineris, onde conjuntamente com 12 componentes de Núcleos de Enfrentamento e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante e representantes da Secretaria Nacional de Justiça, visitará a Galícia, Portugal e a Itália.
A visita tem como objetivo promover a  troca de experiências na identificação de pessoas traficadas, com ênfase nos casos envolvendo cidadãs e cidadãos brasileiros; conhecer os fluxos/protocolos/sistemas de encaminhamento e as rede locais de enfrentamento, ampliar a rede de contatos entre organizações, bem como promover o intercâmbio bilateral de experiências em matéria de tráfico de seres humanos. “A visita irá solidificar a cooperação internacional entre os países que serão visitados, o que ajudará a desarticular as redes de tráfico de pessoas, dando agilidade nos processos e até mesmo localizar pessoas que estão desaparecidas”, afirmou a coordenadora do NETP, Lívia Xerez.
O projeto é desenvolvido pela ICMPD (International Centre for Migration Policy Development), com sede em Viena (Austria), que facilita a cooperação regional e internacional nas políticas de migração. Durante a viagem, a comitiva realizará uma visita de estudo às ações desenvolvidas nas cidades de Santiago de Compostela (dias 18 e 19), Lisboa (dias 20 e 21) e Roma (dia 22).
Roteiro – Em Santiago de Compostela, o grupo faz um intercâmbio de experiências com a Delegacia de Fiscalização de Estrangeiros da Galicia  e as Forças de Corpos de Segurança sobre a adoção de medidas de prevenção, investigação e tratamento às mulheres vítimas de tráfico com fins de exploração sexual. Durante a visita também haverá exposição da Política Nacional de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas no Brasil. Em Lisboa, um encontro com autoridades do Serviço Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e com representantes do Observatório do Trafico de Seres Humanos. Em Roma, no dia 22, o NETP-CE participa da apresentação da Delegação Brasileira sobre o trabalho dos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e dos Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante sobre casos referentes a Itália. “Consideramos que durante a apresentação tanto dos casos brasileiros, quanto aqueles dos países europeus servirão para difundir as boas práticas e ver como podem ser adequadas às realidades locais”, finalizou.