Candidatos do Período I do concurso para Agente Penitenciário lotam o Teatro do Shopping Via Sul em Ciclo de Palestra

22 de junho de 2012 - 03:00

Mais de 600 candidatos compareceram nesta quinta-feira, 21 de junho, ao Teatro do Shopping Via Sul, onde participaram do Ciclo de Palestras reuniu as 12 turmas do Período I do Curso de Formação  Profissional do Concurso para agentes penitenciários da Secretaria da Justiça e Cidadania. O evento contou com a presença da secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo e do diretor do Sistema Penitenciário Federal – DISPF, Arcelino Vieira Damasceno que participaram do momento em que foram debatidas questões pertinentes ao sistema penitenciário estadual e nacional.
O Ciclo de Palestras foi organizado pela Comissão Executiva do Vestibular da UECE – CEV, realizadora do Concurso para provimento de 800 cargos para Agentes Penitenciários do Ceará, regulamentado pelo Edital 29/2011-SEPLAG/SEJUS, publicado no DOE de 06/09/2011. 
Manhã. As palestras foram iniciadas pela agente penitenciária e diretora adjunta do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, Mônica Damasceno, que falou sobre o dia a dia do encarceramento feminino no Ceará, na palestra “A questão do gênero no Sistema Penitenciário: Rotinas do Instituto Penal Feminino – Mônica Damasceno”. Em seguida a psiquiatra Fátima Barroso e o agente penitenciário Daniel Mendes, diretora e diretor adjunto do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes abordaram a questão do uso de drogas e do tratamento humanizado ao detento com problemas mentais, na palestra “Saúde mental e a pessoa presa: programa de combate à drogadicção”.
 
Dividindo a mesa, o defensor público, Emerson Castelo Branco, e o diretor geral da Academia Estadual da Segurança Pública, Cesar Barreira, fez uma abordagem sobre o encarceramento com as palestras “A Execução Penal: o papel da Defensoria Pública no Sistema Penitenciário” e “A segurança pública e o encarceramento”, respectivamente. 
 
Tarde. “A ressocialização como dever do Estado e sociedade na construção de uma cultura de paz” foi o tema apresentado pela secretária da Justiça e Cidadania, Dra. Mariana Lobo, que mostrou as ações de ressocialização que estão sendo desenvolvidas pela Sejus, bem como tirou dúvidas dos candidatos sobre o certame. A coordenadora do Napae, Keydna Carneiro e o coordenador do Sistema Penal, Bento Laurindo, acompanharam a secretária na palestra.
 
Em seguida o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Arcelino Vieira Damasceno apresentou uma visão sobre a realidade penitenciária brasileira, na palestra “A Segurança Penitenciária – Visão do Departamento Nacional Penitenciário”.
O ciclo de palestras para os candidatos do Período I foi encerrado com grande entusiamos com a palestra “O Grupo de Apoio Penitenciário e o papel da segurança penitenciária no Ceará”, apresentada por Alexandre Leite, comandante e agente do Grupo de Apoio Penitenciario, que empolgou os presentes.