Debate discute ações da sociedade no apoio à execução penal

2 de julho de 2012 - 18:30

O tema “Sociedade e a rede de apoio à execução penal” esteve em debate na última sexta-feira, 29 de junho, no auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), em palestra realizada pelo sociólogo e diretor da academia de Segurança Pública do Ceará, César Barreira. O encontro faz parte do ciclo de debates “O Sistema Penitenciário em Questão”, promovido pela Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), vinculada à Sejus e conta com apoio do Ministério da Justiça.  
A segunda palestra do Ciclo de Debates teve como objetivo levantar discussões práticas de como a sociedade pode executar ações que ajudam no cumprimento das penas, principalmente quando se trata de recolocar a pessoa presa de volta no convívio social. “É muito fácil teorizar, mas o grande desafio que a sociedade tem é de encontrar os meios e as parcerias certas para que tenhamos resultados positivos”, afirmou o orientador pedagógico da EGPR, Antônio Rodrigues de Souza, que compôs a mesa de debates, ao lado do vice-coordenador do programa de pós-graduação em educação da UFC, professor doutor João Figueiredo.  
Em sua palestra, o sociólogo César Barreira abordou que, na sociedade contemporânea, foi criada uma cultura do medo, onde estigmas são gerados de tal maneira que formam linhas imaginárias nas cidades e aprisionam todos os segmentos da sociedade. “Ao aumentar a criminalização com a criação de novas leis e com a estigmatização de áreas, bairros e comunidades restam aos mais pobres as cadeias e aos ricos, os muros e grades a cada dia mais vigiados por empresas segurança privada, que cresceram em média 300% nos últimos anos”, afirmou o sociólogo. 
O Ciclo de Debates é realizado mensalmente e é aberto ao público, tendo como objetivo interagir com a sociedade, na busca de oferecer informações e acolher sugestões para o trabalho. Os servidores de departamentos e das unidades penitenciárias também marcaram presença. O próximo encontro será realizado em agosto e terá como tema “Reintegração Social”.