Internos do Stênio Gomes participam de oficina de pintura

3 de julho de 2012 - 17:42

A secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) promoveu nesta segunda-feira, 2 de julho, mais um evento de reintegração social para detentos, dessa vez com internos do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (IPGSG). Cinco detentos participam da oficina de pintura em azulejos, ministrada pelo egresso Simônio de Freitas Martins, que acontece na semana de 02 a 06 de julho.
 
A diretora do IPGSG, Dra. Fátima Barroso, ressalta a importância desse trabalho com os internos. “Acreditando como novo paradigma da psiquiatria  que o doente portador de transtorno mental ele não tem só que usar os fármacos, essas capacitações promovem um impacto  muito grande na melhora da condição cognitiva de orientação, de desenvolvimento de afeto, já que trabalham com paisagem, com sentimento, que eles expressam inclusive na arte”, afirmou.
 
Simon,como é mais conhecido, encontra-se em regime aberto e encontrou na pintura uma nova forma de ganhar a vida e pretende passar seus ensinamentos. Os dons artísticos foram descobertos dentro da CPPL II, no município de Itaitinga, quando o artista quebrou uma pilha e com a substancia que existia dentro do objeto começou a desenhar nas paredes de sua cela. “Demorei um ano para concluir o desenho e quando a diretoria da unidade perguntou quem era o autor da arte, não quis revelar com medo de ser repreendido, somente após alguns meses assumi a autoria”, contou o egresso.
 
A supervisora do Núcleo de Assistência aos Presidiários e Apoio ao Egresso (Napae), Keydna Carneiro, ressaltou a questão da atividade terapêutica artística para o desenvolvimento da afetividade. “A arte no contexto das afetividades é de vital importância uma vez que a grande maioria cometeu crimes com pessoas próximas e importantes em suas vidas e precisa de um cuidado especial”, falou.