Parceria entre Sejus e SDE profissionaliza segunda turma de assistidos

17 de julho de 2012 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por meio do Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso (Napae) iniciou nesta segunda-feira, 16 de julho, as aulas para a segunda turma do curso de auxiliar administrativo, realizado em parceria com a com a Célula de  Qualificação Profissional, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE). O curso tem carga horária de 80 horas e é ministrado e certificado pelo Centro Profissional de Qualificação Tecnológica (CPQT). O projeto tem apoio do Núcleo de Execuções Penais da Defensoria Pública do Ceará (NUDEP), que cedeu o espaço para a realização das aulas.
A iniciativa oferece aos apenados em regime semiaberto e aberto do sistema prisional cearense e a seus familiares, cinqüenta vagas para os cursos de Auxiliar Administrativo e Eletricista Predial. Em maio deste ano teve início a primeira turma de 25 assistidos, matriculados no curso de eletricista predial. Estão, ainda, agendados os cursos de Bombeiro Hidráulico e Informática. A escolha dos cursos foram resultados de uma seleção de pesquisa com os próprios Assistidos do Napae.
A escolha dos cursos resultou de uma solicitação dos próprios assistidos da Sejus durante entrevistas mensais de acompanhamento, realizadas pelos psicólogos e assistentes sociais do Napae. Os egressos recebem auxílio transporte para o deslocamento até o Nudep.
De acordo com a supervisora do Napae, Keydna Carneiro, esse é mais um exemplo das ações de inclusão social do preso e do egresso que a Secretaria da Justiça e Cidadania proporciona na busca de reduzir o índice de reincidência criminal. “Dados do Depen apontam que 82% dos presos de regimes semiaberto e aberto que lhe são oportunizadas vagas de trabalho, não voltam a delinquir. Quando ofertada uma oportunidade para que esse apenado retorne ao convívio social com uma perspectiva profissional, mudamos a história de vida dele e de toda a sociedade”, comenta.
Coordenadoria de Ressocialização – A Sejus pretende transformar o Napae na Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso  (CISPE), com sede própria e onde será instalado um complexo de atividades educacionais e profissionalizantes, além de todos os serviços que envolvem a execução penal, proporcionando a inclusão dos apenados na sociedade e envolvendo-os nas atividades do mercado de trabalho.