Cadeia de Maracanaú comemora Dia do Estudante e Dia dos Pais

20 de agosto de 2012 - 12:14

A Cadeia Pública de Maracanaú, unidade da Secretaria de Justiça e Cidadania, ofereceu uma manhã diferenciada para os 40 educandos, do projeto de ensino para jovens e adultos oferecido aos internos do sistema penitenciário, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Palestras, distribuição de brindes e lanches fizeram parte da programação. A comemoração foi, também, direcionada para os pais e aconteceu na sexta-feira, 17 de agosto.

Para o professor Flávio de Deus, que dirigiu a palavra para os alunos, “o foco foi para o aprendizado, para o livre arbítrio de estudar e não apenas para a remição da pena”. Disse, ainda, sobre o benefício da socialização. O diretor da unidade, João Augusto Neto, em sua palestra ressaltou o valor da escolaridade para alcançar metas mais ousadas, como a profissionalização, e o fim da reincidência, com um trabalho que permita a sobrevivência, fora do cárcere, de quem cumpriu a sua pena.

Lembrou que os pais, a esposa e filhos são recompensados, de igual forma, com a atitude de quem se entrega ao estudo e ao trabalho. “A felicidade é tanta, que promovem o estímulo e o progresso do interno”. Informou que a prefeitura do município tem auxiliado como parceira na educação, através do Instituto Idear, com a oferta de cursos de informática para internos, durante o período da manhã e para estudantes da comunidade, à noite.  Finalizou: “a nossa programação contou com o apoio dos professores, dos diretores, servidores e de colaboradores da cidade. A cadeia nesta data está com 80 pessoas no regime fechado e 75 no semiaberto”.