Sejus realiza Mutirão da Saúde na Penitenciária em Juazeiro do Norte

21 de agosto de 2012 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará realiza um mutirão da saúde, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), localizada no município de Juazeiro do Norte. O objetivo é proporcionar o atendimento de saúde e social para os 530 internos da unidade, onde serão realizados testes rápidos de HIV, busca ativa de tuberculose, aferição de pressão arterial, glicemia, coleta de sangue para exames de sífilis e hepatites virais e vacinação contra H1N1 Influenza. Serão também oferecidos atendimentos odontológico, clínico, social e psicológico e avaliação física.

O coordenador do Núcleo de Saúde (Nusau) da Sejus, o médico Francisco Alencar, informa que a PIRC, assim como as demais grandes unidades prisionais do Ceará, possui uma equipe composta de um médico clínico, um médico psiquiatra, uma enfermeira, cinco auxiliares de enfermagem, um dentista, um auxiliar de consultório de dentista, um psicólogo, uma assistente social e um educador físico. Todos prestam serviço dedicando-se às necessidades diárias de assistência à saúde.

Artesanato –  A PIRC também tem desenvolvido um projeto denominado “Artesanato em Gesso”, de cunho educativo-social, realizado pela direção da unidade.  “A atividade refere-se à promoção de uma atividade ocupacional, dando oportunidade aos internos que já possuem a técnica de fazer objetos/arte em gesso, a chance de transferir os seus conhecimentos para outros. Com esse propósito, alguns custodiados especiais, com deficiência mental, estarão também integrados ao projeto, como forma de tratamento”, informa o gerente administrativo, Jarbas Gomes.