Sejus promove capacitação para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres

31 de agosto de 2012 - 16:30

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher do Governo do Estado, promove entre os dias 03 e 09 de setembro a Capacitação de Mulheres para a Elaboração de Projetos Sociais e comunitários. O evento acontece no Hotel Praia Centro, situado à Av. Monsenhor Tabosa, nº 740, Praia de Iracema, em Fortaleza e é realizado a partir do convênio celebrado com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República. A secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, e a coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher do Estado, Mônica Barroso, estarão presente na abertura da capacitação.
O objetivo é habilitar cerca de 70 participantes, entre gestores públicos, representantes de órgãos governamentais, profissionais e lideranças femininas e feministas que atuam pelos direitos das mulheres e da igualdade de gênero, para a elaboração de projetos sociais que visem a implementação e fortalecimento das políticas públicas neste campo. A capacitação é divida em duas partes: um curso com o tema “Enfrentamento e Prevenção à Violência contra a Mulher – Elaboração de Projetos Sociais e Comunitários – Transversalidade de Gênero” e a oficina “Instrumentos Internacionais de Direitos das Mulheres e Igualdade de Oportunidade entre Mulheres e Homens”. 
Durante a programação da semana, os participantes serão sensibilizados sobre as relações de gênero, instrumentos internacionais de direitos das mulheres e igualdade de oportunidades entre mulheres e homens por meio de dinâmicas de grupo, leitura de textos, exposições sobre o tema e atividades práticas que envolvem a elaboração de projetos sociais e comunitários, especificando as etapas básicas, resultados imediatos, indicadores, monitoramento e avaliação, orçamento e viabilidade financeira de um projeto. Veja abaixo a programação completa:
 
  
(clique na imagem para ampliar)
A Sejus entende que a dimensão de gênero precisa ser reforçada como um problema público, que é de interesse de toda a sociedade e fundamental para construção da democracia. A promoção da igualdade de gênero com ações que fortaleçam as mulheres criam melhores condições de vida, favorecendo saídas para a situação de subordinação política, social e econômica do gênero. É nessa perspectiva que a Secretaria da Justiça e Cidadania apoia esse projeto, buscando contribuir para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, com vistas a eliminar todas as formas de discriminação ainda existentes