Sejus participa da 44ª Feirat com peças artesanais produzidas nos presídios

14 de setembro de 2012 - 03:00

Duzentas e trinta peças artesanais produzidas utilizando tecido com técnicas de bordado variadas, estarão à venda no stand da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-Ce), na 44ª edição da Feira de Artesanato (Feirart),que acontecerá durante este final de semana, de 14 a 16, na praça Luiza Távora. A mostra é o resultado de um trabalho de capacitação contínuo destinado às internas do Instituto Penal Feminino Desembargadorar Auri Moura Costa, com sede na BR 116, Km 27, Aquiraz.
“Uma viagem pelo Ceará através do artesanato, traduzindo-se numa grande festa, em Fortaleza, para mostrar e valorizar o talento desses artistas, que estão espalhados e criando suas obras em todo o Estado” esta é a definição dada à Feirart pela gerente de produção de artesanato da Central de Artesanato do Ceará ( CEART), Lúcia Sá, entidade vinculada à Secretaria do trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Além da exposição e venda serão realizadas três oficinas ministradas por mestres artesãos, “uma verdadeira interação com os visitantes, ensinando as técnicas, que fazem parte das nossas tradições, para a elaboração de brinquedo reciclado, escultura em talo de carnaúba  e objetos em papel marchê”, ressalta Lúcia Sá.
Para o coordenador adjunto da Coordenadoria da Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), Rodrigo Moares, a feira é uma ótima chance de apresentar para a sociedade produtos executados por internas de um presídio, resultados da capacitação profissional das suas custodiadas e que promovem oportunidades reais de inclusão social. “O aprendizado favorece uma vida digna e cidadã após o cumprimento da pena, abrindo novas oportunidades através de atividades tipicamente cearenses”, falou.
Trezentos artesãos estarão presentes, oriundos dos 184 municípios do estado, sendo 23 de Fortaleza. Nesta viagem de textura e cores através do artesanato o stand da Sejus coloca à venda quadros pintados em azulejos (30), caminhos de mesa (25), jogos de bandeja (25), panos de prato (30), pegadores de panela (15), pesos para porta (02), lixeiras para carro (10), jogos americano (03), capas para almofadas (30), jogos de cozinha  (20), bate-mão (20), puxa-sacos (20) e jogo de toalha para banha (01).
Integrando o cenário bucólico da praça, haverá tendas onde serão, também, vendidas comidas típicas. O evento que terá início nesta sexta-feira, às 18h:30min receberá em seu palco para animar a noite Diassis Martins e nos dias seguintes as bandas Kbra da Peste (15.09) e Cacimba de Aluá (16.09).
Informações: 44ª. FEIRART –Local : Praça Luiza Távora – Avenida Santos Dumont, 1589, Aldeota
Horário – 6ª Feira e Sábado: de 17 às 22 horas
Domingo: de 16 às 20 h.       fone: 3101 1651
NAPAE/Sejus – fone : 3101.2856