Sejus promove ação de conscientização sobre uso de drogas no IPF

20 de setembro de 2012 - 03:00

A equipe do Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogadictos do Sistema Penitenciário (Pacad), da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) esteve no Instituto Penal Feminino Des. Auri Moura Costa (IPF) nos dias 17 e 18 de setembro, desenvolvendo ações culturais e reflexivas sobre o uso das drogas para cerca de 120 internas. A programação foi realizada em parceria com a direção da unidade, que todos os anos promove um momento especial em alusão ao dia do presídiário. 
O objetivo das ações é conscientizar as internas sobre suas ações, para que elas não voltem a cometer crimes ao sair da reclusão. Para isso, a equipe do Pacad promoveu debates com o tema “Refletir para não delinquir”, com rodas de conversa que envolviam a dependência química, tratamento, recuperação e rede de apoio aos drogadictos. Ainda dentro das ações do Pacad, foi realizada a oficina de fanzine “Vire a Página”, onde as internas puderam expressar no papel seus sentimentos.
O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) também deu sua contribuição nas ações, com a realização de uma oficina de teatro, onde foram abordados temas como trabalho em grupo, união e respeito às pessoas. Para finalizar o momento, as internas assistiram ao filme “Desafiando o Destino” (1990) e participaram de uma discussão em torno da película.
A diretora da unidade, Analupe Araújo, assegura que todas essas iniciativas são de fundamental importância para o retorno das internas à sociedade. “Atividades culturais e reflexivas, como essa que promovemos esta semana, são capazes de conscientizá-las de que o crime não compensa e que cada uma é responsável por suas próprias ações e são elas quem podem fazer a diferença”, salienta.
Pacad – O Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogadictos do Sistema Penitenciário (Pacad) é uma experiência inovadora no país e visa dar suporte às equipes de saúde dentre das unidades penitenciárias, bem como articular parcerias com a rede de CAPS AD e demais instituições de assistência aos dependentes químicos para o atendimento e assistência aos presos e aos seus familiares. O Pacad tem uma equipe itinerante formada por psiquiatra, assistente social, psicólogo e enfermeiro que visitam as penitenciárias para auxiliar os trabalhos de prevenção e enfrentamento à drogadicção.