IPF tem programação especial para as crianças neste domingo

11 de outubro de 2012 - 11:41

Em alusão ao dia das crianças, a direção do Instutito Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) organiza uma programação especial para filhos, sobrinhos e netos das 392 internas da unidade. A iniciativa acontece em parceria com o Instituto da Infância (Ifan) e faz parte das ações do Projeto Brincar Vir-Ver.

Este ano, além das brincadeiras e atividades lúdicas organizadas pelas próprias internas que integram o projeto, o IPF recebe o 2º Festival de Teatro Infantil do Ceará, com a apresentação do espetáculo “Confia em Mim”, do Grupo Residência Artística de Sapateado (Fortaleza-CE), além de apresentações circenses, exibição de filme infantil e sorteios de brindes. A ação está programada para o próximo domingo, dia 14 de outubro, das 9h às 15h.

De acordo com a diretora do IPF, Analupe Araújo, as próprias internas se organizam para as atividades do dia. “Este ano, estamos esperando cerca de 250 crianças e, assim como no ano passado, as internas se mobilizam para que as crianças sejam bem acolhidas e festa seja animada. Algumas estarão fantasiadas, outras farão atividades de pintura e desenho. Este envolvimento neste dia é muito importante, pois aproxima as famílias e é imprescindível para a ressocialização da apenada”, afirma.

Confira a programação completa:

9h – Acolhida
10h – Apresentações circenses
11h – Festival de Teatro Infantil – Espetáculo “Confia em Mim”
12h – Almoço
13h – Cineminha – Filme infantil
13h30 – Apresentações culturais
15h – Encerramento das atividades

Brincar Vir-Ver – O projeto visa fomentar os vínculos afetivos entre as mães presidiárias e seus filhos, até 11 anos de idade, visando à reintegração da egressa no contexto familiar, através de oficinas temáticas, capacitação das agentes penitenciárias nas temáticas da infância, da mulher e da maternidade, encontros mensais e acompanhamento das ações com as detentas.

“Estamos trabalhando para tornar as visitas mensais das crianças às suas mães mais lúdicas, mais atrativas e menos duras para ambas as partes. O programa incentiva, através de reuniões com familiares/responsáveis das crianças, o acompanhamento mais de perto da educação dos filhos pelas internas”, diz a diretora do IPF.

Outro diferencial do projeto é fomentar a formulação de políticas públicas para a prevenção da negligência infantil para a Região  Metropolitana de Fortaleza. “O programa irá atuar de forma com que as ações tenham sustentabilidade, monitorando, sistematizando as ações e disseminando as experiências”, complementa.