Servidor da Sejus é agraciado com Medalha e Prêmio do Mérito Funcional

26 de outubro de 2012 - 18:55

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-CE) teve presença marcante, em 2012, na festa da outorga do Prêmio e da Medalha do Mérito Funcional, dentro da programação da Semana do Servidor Público. O agraciado foi o Coordenador Regional da Subcoordenadoria do Sistema Penal do Estado do Ceará – Secção Cariri, Wanderson Pereira de Souza, pelo projeto Mão nas Asas, que recebeu a comenda das mãos do Secretário do Planejamento e Gestão (Seplag), Eduardo Diogo e do Coordenador do Sistema Penitenciário da Sejus, Bento Laurindo.
 
 
A solenidade aconteceu na manhã do dia 25 de outubro, no salão multiuso do Centro de Convivência do Complexo Administrativo do Governo do Estado do Ceará, no Cambeba, palco dos eventos da programação da Semana do Servidor. As oito ações inovadoras no serviço público agraciadas neste ano foram julgados e selecionados pelas Comissões Setoriais e Mistas da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP).
O Secretário Eduardo Diogo disse que a efetivação daquele momento representa para o Governo do Estado do Ceará um dos pontos da sua política de valorização da categoria funcional. Explicou, que além da Medalha, os vencedores irão receber o Prêmio do Mérito Funcional, que “corresponde ao total das vantagens financeiras que o mesmo recebe por mês, um décimo quarto salário de reconhecimento e motivação para novas propostas e iniciativas”. 
 
O servidor da Sejus, Wanderson de Souza, foi premiado pelo projeto Mão nas Asas, implantado na Cadeira Pública de Araripe desde 2011, no aproveitamento da mão de obra dos internos baseada na capacitação produtiva da região do Cariri, com potencialidade para o cultivo de hortaliças e o criatório de galinhas. O projeto é o resultado da parceria entre a cadeia Pública de Araripe e o poder judiciário das Comarcas de Araripe e Potengi.
Wanderson explica o motivo do sucesso do trabalho, que vem obtendo mais o apoio das comunidades vizinhas. “Encontro em Deus a força para continuar, nas virtudes ensinadas pela minha mãe, na paciência e companheirismo da minha esposa e na confiança manifestada pela secretária, Mariana Lobo, da Justiça e Cidadania e pelo coordenador da Cosipe, Bento Laurindo”. 
O subcoordenador da Cosipe lembra e divide os incentivos com o colega de trabalho, Laerte Braga, pelos conhecimentos adquiridos e com o juiz de direito, Wellington Mesquita, na parceria para a concepção e realização do projeto. Para Wanderson, “representar a Sejus num acontecimento desta magnitude significa o reconhecimento de todo um trabalho com dedicação, amor e carinho em prol do sistema penal. Para mim, cada vez mais reforça o sentimento de que estamos no rumo certo, de uma sociedade mais justa e igualitária, enquanto servidor”.
O Projeto Mão nas Asas, de incremento de plantéis de galinhas para corte e caipiras, tem acompanhamento semanal e assistência técnica de empresas da região, como por exemplo, a Nutrifor, que segundo Wanderson, ajudam ao projeto a sedimentar a confiança no mercado local. Já os canteiros são supervisionados pelos engenheiros agrônomos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
Premiados – Estes são os oito servidores condecorados com a Medalha e recebedores do Prêmio do Mérito Funcional, com os respectivos projetos: Wanderson Pereira de Souza, Sejus – “Mão nas Asas”; Luciano Guedes, Seduc – “Sustentabilidade no Monitoramento e Controle do Aedes Aegypt: Uma Alternativa Ecossistêmica para uma Problemática Nacional”; João Monteiro, STDS – “Laboratório de Inclusão”; Valéria Pascoal, DAS – “Projeto Cidadania e Consumo Sustentável: Nossas Escolhas Fazem a Diferença”;  Georgia Sâmara, Issec – “ Sistema de Gestão de Recursos”; Mário Mamede, Ceará Portos – “Campanha Contra o Trabalho Infantil”; Dulce Ane Pitombeira, Sefaz – “Gincana Natalina” e Rosenaldo Braga, Nutec – “Mini Usina de Biodiesel para Testes em Bancada”.